Codevasf insere dez mil alevinos em trecho do São Francisco em Iguatama-MG – Portal Pesca Amadora Esportiva Codevasf insere dez mil alevinos em trecho do São Francisco em Iguatama-MG | Codevasf insere dez mil alevinos em trecho do São Francisco em Iguatama-MG – Portal Pesca Amadora Esportiva

Codevasf insere dez mil alevinos em trecho do São Francisco em Iguatama-MG

Codevasf insere dez mil alevinos em trecho do Sao Francisco em Iguatama-MGMais de dez mil alevinos das espécies nativas curimatã-pacu e matrinxã foram inseridos no rio São Francisco, nesta semana, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O peixamento ocorreu no município mineiro de Iguatama, na localidade conhecida como Barca. A ação é fruto de convênio mantido entre a Codevasf e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

“Esse projeto visa a melhorar o estoque pesqueiro, manter a biodiversidade dessas espécies, principalmente as que tinham desaparecido, conscientizar a população e tentar melhorar o meio ambiente”, explica Edson Vieira Sampaio, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias da Codevasf – local em que os alevinos foram produzidos.

Além de representantes da Codevasf e da Cemig, participaram do evento a Prefeitura Municipal de Iguatama (MG), a Câmara de Vereadores, a Polícia Militar ambiental, a Colônia de Pescadores de Formiga, crianças atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e pescadores da localidade.

Codevasf insere dez mil alevinos em trecho do Sao Francisco em Iguatama-MG 2“Nós temos previsão de fazer mais um peixamento em Piumhi-MG no dia 12 de novembro. A intenção é a gente recompor a bacia com espécies nativas, porque o barramento prejudicou a migração desses peixes e muitas espécies desapareceram.

O matrinxã já tinha desaparecido, o pirá já não existe mais, muitas espécies diminuíram a captura e foram substituídas por espécies menores”, Explica Edson Vieira Sampaio.

Neste ano, a Codevasf realizou peixamentos em Minas Gerais nos municípios de São Gotardo, Pompeu, Martins Campos, Três Marias e Iguatama.

Codevasf

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato