SEMA apreende 200 KG de pescado ilegal durante fiscalizacao em MT – Portal Pesca Amadora Esportiva SEMA apreende 200 KG de pescado ilegal durante fiscalizacao em MT | SEMA apreende 200 KG de pescado ilegal durante fiscalizacao em MT – Portal Pesca Amadora Esportiva

SEMA apreende 200 KG de pescado ilegal durante fiscalizacao em MT

SEMA apreende 200 KG de pescado ilegal durante fiscalizacao em MTA equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu cerca de 200 kg de pescado, advindo de pesca depredatória, na Rodovia Palmiro Paes de Barros que dá acesso ao município de Santo Antônio de Leverger(MT) na tarde desta quinta-feira (14).

Uma pessoa foi presa em flagrante, teve seu veículo apreendido e pagou multa no valor de R$ 17.400,00 (Dezessete Mil e Quatrocentos Reais).

Conforme o superintende de Fiscalização, major da PM Fagner Nascimento, a operação de combate aos crimes ambientais durante o período de piracema continua com ações de prevenção nos rios por meio de patrulhamento fluvial, evitando a mortandade e retirada de peixes, assim como patrulhamentos terrestres nas vias de acesso aos rios, limitando o escoamento de pescado ilegal, conjuntamente com policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental.

Ele explica que a falta de consciência de alguns pescadores é uma das principais causas da pesca depredatória. Com o período de chuvas as ações ilegais tendem a se intensificar. “Mas as nossas equipes têm redobrado os esforços no sentido de evitar tais ações ilícitas.”

Balanço
De janeiro deste ano ao dia 11 de dezembro, as equipes de fiscalização da Sema apreenderam 6,5 toneladas de pescado irregular em Mato Grosso. Volume 43% maior que o total do ano inteiro de 2014, que chegou a 4,4 toneladas. Este ano, Santo Antônio do Leverger e São Felix do Araguaia somaram cerca de 60% desse total, com práticas que vão desde a falta de documentação adequada, pesca de exemplares fora da medida e uso de instrumentos proibidos.

Denúncias
A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema, por meio de formulário; ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.

SEMA-MT

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato