Pesca ilegal do tucunaré preocupa adeptos da pesca esportiva em Barcelos-AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca ilegal do tucunaré preocupa adeptos da pesca esportiva em Barcelos-AM | Pesca ilegal do tucunaré preocupa adeptos da pesca esportiva em Barcelos-AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca ilegal do tucunaré preocupa adeptos da pesca esportiva em Barcelos-AM

tucunareO município de Barcelos é conhecido por possuir a maior concentração de tucunaré da Amazônia, cercado de águas, costuma atrair entre o meses de setembro a março centenas de turistas para praticar a pesca esportiva na região. Com o recorte mundial de 13,19 kg, muitos dos praticantes sonham em encontrar ao longo do rio negro e seus afluentes um peixe desse porte, mas nos últimos anos, esse registro tem ficado cada vez mais difícil.

De acordo com o médico paulista Aldo Estann, adepto da pratica há 25 anos, os peixes tem sumido nas últimas temporadas e vê na pesca ilegal um dos fatores cruciais para isso. “Nós pegamos, documentamos e devolvemos os peixes às águas, pois objetivamos a conservação ambiental, ao contrário da matança discriminada, eles capturam toneladas em redes e outros equipamentos sem se preocupar com a renovação da espécie”, argumenta ele, que anualmente costuma vir à região em busca do Tucunaré Açú, um dos gigantes dos rios.

Barco e apreendido com mais de uma tonelada de tucunares em Barcelos-AM 2Para Aldo, a pesca predatória na região de Barcelos representa um impacto não só ambiental, mas socioeconômico, uma vez que os turistas movimentam a economia local. “Em média se gasta de oito a dez mil de reais em cada visita, e isso movimenta a região, e se o turista vem e não consegue capturar o Tucunaré, por exemplo, ele não pensará em voltar na próxima temporada”, conclui o médico, que pertence à Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEP).

O Diretor da Associação Barcelense dos Operadores de Turismo (ABOT), Ian Arthur de Suloki, acredita que a falta de fiscalização efetiva para prática da pesca irregular contribui para o sumiço da espécie dos rios.

kalua_dez2012_06“O governo cria um decreto que não funciona, pois não tem fiscal suficientes para verificar a região inteira somado aos problemas políticos do município que acabam prejudicando a comunidade que fica sem a rotatividade turística que a mantém”, disse Ian. Conforme o diretor, o Estado deveria proibir de forma integral a comercialização de peixe em qualquer época do ano.

Ainda de acordo com ele, a seca nos rios tem dificultado o acesso de embarcações maiores em alguns pontos das águas . “Espero que a chuva contribua para encher os rios, pois a nossa aposta para alavancar a prática esportiva na temporada de 2017 é chegar a esses pontos de concentração de peixes“, finaliza.

A ABOT  conta hoje com 27 empresas associadas que trabalham diretamente ou indiretamente com a pesca esportiva no município de Barcelos, entre quiosques, hotéis e embarcações.

Espécie atrai pescadores do mundo todo
Andrea Zaccherini com o maior tucunare fisgado em Sta Izabel do Rio Negro - 29lbsOs tucunarés são os peixes que mais atraem pescadores por causa da briga durante a captura. A espécie açú, pode passar dos 60 cm e atingir peso médio entre 8 kg e 11 kg.

O maior exemplar já capturado no Rio Negro, passou de 1 metro e pesou 13,19 kilos (29 lbs, 1 Oz). Quem conseguiu essa captura, foi o brasileiro Andrea Zaccherini de Cravinhos em 03 de novembro de 2010 no município de Santa Izabel do Rio Negro. O peixe foi homologado como recorde da espécie Açú pela IGFA (International Game Fishing Association). Os exemplares encontrados ultimamente no rio negro e afluentes estão entre 5 kg a 8 kg, considerado bem abaixo da média.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato