Baleeiros Japoneses abatem 333 baleias sendo mais de 200 baleias fêmeas “grávidas” – Portal Pesca Amadora Esportiva Baleeiros Japoneses abatem 333 baleias sendo mais de 200 baleias fêmeas “grávidas” | Baleeiros Japoneses abatem 333 baleias sendo mais de 200 baleias fêmeas “grávidas” – Portal Pesca Amadora Esportiva

Baleeiros Japoneses abatem 333 baleias sendo mais de 200 baleias fêmeas “grávidas”

Baleeiros Japoneses abatem 333 baleias sendo 230 baleias femeas gravidasA frota baleeira do Japão retornou nesta quinta-feira (24) da temporada de caça na Antártica com mais de 300 baleias, incluindo mais de 200 fêmeas grávidas.

A Corte Internacional de Justiça decidiu, em 2014, que a caça à baleia promovida pelo Japão nos oceanos do Sul deveria ser encerrada, fazendo o país cancelar sua temporada de caça na ocasião. O país afirmou que retomaria as caçadas posteriormente, ignorando a ordem judicial.

A frota baleeira saiu para a caçada em dezembro de 2015, em meio a críticas internacionais. Os últimos navios retornaram a Shimonoseki, no sudoeste do Japão nesta quinta-feira, trazendo um total de 333 baleias-de-minke, segundo a agência de pesca do país.

Ao todo foram abatidas 103 machos e 230 fêmeas, das quais 90% estavam grávidas, ou seja, cerca de 209 baleias. “O número de fêmeas grávidas é consistente com caças anteriores, o que indica que a situação de procriação das baleias-de-minke na Antártica é saudável”, afirmou a agência em um comunicado.

O Japão pretende caçar cerca de 4 mil baleias nos próximos 12 anos, segundo divulgado, isso faz parte de seu programa de pesquisa. O país reitera que seu objetivo final é a retomada da caça comercial.

Um tratado internacional proibindo a caça de baleias foi criado em 1986, mas proíbe apenas a pesca comercial. Muitos países, principalmente a Austrália, acusam o Japão de ter assinado o acordo mas explorar a “suposta caça científica” comercialmente.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato