Pesca sustentável do pirarucu traz benefícios para comunidades pesqueiras no Acre – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca sustentável do pirarucu traz benefícios para comunidades pesqueiras no Acre | Pesca sustentável do pirarucu traz benefícios para comunidades pesqueiras no Acre – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca sustentável do pirarucu traz benefícios para comunidades pesqueiras no Acre

pesca-sustentavel-traz-beneficios-para-comunidades-pesqueiras-no-acreA pesca sustentável tem beneficiado pescadores do Acre. Essa foi a novidade que Moacyr Silva, gestor do Projeto Pesca Sustentável do WWF Brasil, trouxe na última sexta-feira (4).

Com pouco mais de dois anos de atuação, o projeto Pesca Sustentável tem beneficiado as comunidades pesqueiras dos municípios de Feijó e Tarauacá, no estado do Acre.

A iniciativa tem capacitado pescadores para o desenvolvimento de sistemas de manejo sustentável do pirarucu e implementado esforços para o monitoramento efetivo da espécie rumo à certificação da pesca.

Os pescadores participantes do projeto realizam atividades como contagem dos peixes, apoio em pesquisas de monitoramento do pirarucu e comercialização do pescado. A importância da contagem de peixes, por exemplo, é para quantificar os pirarucus jovens e adultos que têm acordos de pesca vigentes e fazer, dessa forma, o manejo adaptativo do projeto.

pesca-sustentavel-traz-beneficios-para-comunidades-pesqueiras-no-acre-2O trabalho no norte do Brasil tem trazido inúmeros benefícios para comunidades pesqueiras e colocado esforços para o monitoramento efetivo da espécie rumo à certificação da pesca no estado. A atividade faz parte do Projeto Pesca Sustentável, parceria do WWF-Brasil e do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“É muito importante ter parcerias sólidas que nos permitem implementar estratégias de conservação em comunidades e lagos da Amazônia, assim como levar nossa mensagem pelos ares de todo o Brasil.”, explica Ricardo Mello, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato