Pesque e Solte, uma alternativa de turismo de pesca em Ayolas-PY – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesque e Solte, uma alternativa de turismo de pesca em Ayolas-PY | Pesque e Solte, uma alternativa de turismo de pesca em Ayolas-PY – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesque e Solte, uma alternativa de turismo de pesca em Ayolas-PY

O pesque e solte é visto como uma alternativa viável e interessante para atrair os amantes da pesca esportiva que visitam o Rio Paraná na região de Ayolas, na província de Missiones no Paraguai, afirma o guia de turismo Ricardo Branchessi.

Branchessi também acredita que a proibição da captura do dourado (Salminus maxillosus) para fins comerciais é importante para proteger a espécie e frear a predação.

“Nós já temos como referência a experiência de 2007, quando a pesca do dourado foi proibida; Naquela oportunidade, você podia trabalhar bem  com os turistas que gostam de pesca esportiva o que gerou um movimento muito importante na comunidade ayolense, gerando receitas para os hotéis na categoria comercial e pais de família que contratavam guias (conhecedores a área) “, disse Branchessi.

Ele também disse que a experiência da Argentina, onde a captura e a liberação do peixe é aplicada, serve de exemplo para o turismo de pesca, além do aval de muitos turistas que concordam em praticar o pesque e solte.

“Acreditamos que uma nova lei de proteção do dourado não seria prejudicial para o verdadeiro turista que quer capturar e libertar o peixe”. Com o aumento do turismo, a receita dos municípios também aumentaria, acrescentou.

Em Ayolas, o turismo é considerado a segunda força na geração de fonte de emprego do município, a primeira é a Hidrelétrica Binacional Yacyretá.

“Quando se fala desta cidade, o que vem a mente é ‘Ir pescar em Ayolas’, por essa razão, é importante que os recursos de pesca sejam tratados com cuidado, não adianta ter bons hotéis e serviços, se não há peixes no rio “disse Branchessi.

“Temos que fazer e levar as coisas a sério para que não se misturem. Muitas pessoas acham que pescar e abater grandes quantidades de peixes em Ayolas não é ilegal, mas não é bem assim. Existem leis, é apenas uma questão de se fazer cumpri-las e não se submeter a subornos de barcos criminosos. Em muitos casos, são aplicados os famosos ‘pedágios’. É preciso um maior rigor por parte das autoridades e uma secretaria de esportes exclusiva para o turismo de pesca “, finalizou.

Publicação Original Portal ABC-PY

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato