Nova espécie de camarão marinho é batizado com o nome da banda “Pink Floyd” – Portal Pesca Amadora Esportiva Nova espécie de camarão marinho é batizado com o nome da banda “Pink Floyd” | Nova espécie de camarão marinho é batizado com o nome da banda “Pink Floyd” – Portal Pesca Amadora Esportiva

Nova espécie de camarão marinho é batizado com o nome da banda “Pink Floyd”

Fãs de rock nas horas vagas, um grupo de cientistas viu na descoberta de uma nova espécie de camarão a chance perfeita para homenagear uma de suas bandas preferidas, o Pink Floyd. Assim como a histórica banda inglesa, o pequeno crustáceo emite sons, digamos, conceitual. Medindo apenas cerca de 5 centímetros, ele é capaz de paralisar e matar suas presas à distância, munido de sua arma supersônica – uma estilosa garra na cor rosa.

A escolha do nome, Synalpheus pinkfloydi, une o útil ao agradável: com “Pink”, fazendo referência à garra rosada do crustácio. “Floyd”, que já vem no pacote, teve a inclusão do “i” ao final, em uma tentativa de ajustar a alcunha ao formalismo da taxonomia, que pede que novas espécies tenham nomes em latim. A variedade integra a família dos camarões-pistola, também conhecidos como camarões-de-estalo.

Sammy De Grave, pesquisador do Museu de História Nacional de Oxford, disse ser fã da banda inglesa desde a adolescência. Ouço desde que o “The Wall” foi lançado em 1979, quando eu tinha 14 anos, declarou à BBC. Segundo De Grave, a referência ao nome “é feita na linha ‘By the way, which one of you is Pink?’ da canção ‘Have A Cigar‘, que integra o álbum Wish you were here”.

Para completar a lista de coincidências, a espécie descoberta também tem sua veia sonora – utilizada para a sobrevivência. E a habilidade de produzir “música” (tecnicamente, ondas supersônicas) vem de sua garra rosada: o ato de abrir e fechá-la rapidamente causa um estouro na casa dos 210 decibéis, volume que, de tão alto, é capaz de matar até peixes pequenos que estiverem passeando desavisados pela região.

O ruído ultrapassa, por exemplo, o som causado pelo disparo de uma arma de fogo, uma turbina de avião ou mesmo shows de rock, que podem alcançar meros 120 dB.

A espécie é nativa da costa do Pacífico do Panamá. Sua descoberta foi descrita no periódico científico Zootaxa, e tem, inclusive, participação brasileira. Dentre os autores, estão uma equipe da Universidade Federal de Goiás, além de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e de Seattle, nos EUA.

E o melhor: não é o primeiro crustáceo identificado pelos pesquisadores que leva um nome de astros do rock. Vocalista da banda Rolling Stones, o azarado Mick Jagger tem também no currículo uma variedade de camarão que faz referência ao seu nome, “Elephantis jaggerai”.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato