A importância de equipes de pesca na pescaria consciente e sustentável – Portal Pesca Amadora Esportiva A importância de equipes de pesca na pescaria consciente e sustentável | A importância de equipes de pesca na pescaria consciente e sustentável – Portal Pesca Amadora Esportiva

A importância de equipes de pesca na pescaria consciente e sustentável

Caro amigo, seja você pescador, leitor, pesquisador, amante de esportes náuticos, praticante de alguma modalidade esportiva, mergulhador, etc. Quero aproveitar a oportunidade que esta maravilhosa ferramenta de mídia e informação em nosso meio me está dando para falar de algo que para mim no momento é muito importante e merece atenção especial, para que no futuro meus filhos e netos possam compartilhar do prazer de recolher dos mares, rios, lagoas e represas, não só um bom alimento saudável como são considerados os peixes que neles habitam, mas possam como nós hoje fazemos , ter desses locais expectativas de boas fisgadas e emoções que acompanhadas da historia que cada um tem pra contar algo mágico que motiva , emociona e une desde o mais rico ao mais pobre em um mesmo nível.

Esse nível ao que todos estão sujeito, chamamos de amizade e união, o ponto mais alto que uma equipe pode alcançar e é isto que quero dividir com vocês e espero que nossa experiência e ideias possam auxiliar muitos e motivar a milhares , pois temos um lema na equipe de pesca pnc fishing : individualmente somos apenas pescadores de final de semana, mais juntos como equipe somos amigos que se divertem / pescam e ajudam o meio ambiente .

Não quero falar exclusivamente da equipe pnc fishing, pois se quiserem saber sobre nós é só perguntar por ai , temos bastante amigos por todos os cantos , Facebook etc , quero falar o que fazemos como equipe e o que queremos como equipe , nossa principal filosofia é não ser mais um de centenas de pescadores que voltam de uma pescaria abarrotados de peixes, com isopores cheios e que dão peixes até pra quem não conhecem pra que possam se vangloriar de quantos quilos de peixes fisgaram, ao contrario, respeitamos as cotas estabelecidas de cada local e lugar que lançamos nossas iscas e mais, liberamos as matrizes e fêmeas, desde que tenhamos certeza que estão saudáveis pra continuar o ciclo de vida.

Não somos hipócritas ao ponto de dizer que mesmo praticando a pesca esportiva, devolvemos todos os exemplares, apoiamos a modalidade do “pesque e solte”, e praticamos durante nossas pescarias, mas mesmo na modalidade esportiva, trazemos em media nossa cota estabelecida pelo IBAMA como descrita na lei de pesca embarcada amadora. Quero dizer que em meio aos anos que pescamos em diversos pontos do brasil, seja mar, água doce ou lagoas, sempre nos deparávamos com pescadores predatórios e isso sempre nos incomodou, até que em 2016 resolvemos abraçar a causa e nos informar com autoridades, biólogos, professores de meio ambiente, e começamos o movimento *pnc na veia*.

Nós como equipe, não temos mais espaço para novos integrantes, mas poderíamos estender nossas ideias para outros para que de uma forma mais abrangente, todos possamos ser mais eficientes e obter mais emoções em nossas pescarias, tendo sempre bons exemplares para fisgar e soltar e uma abundância de peixes menores como alimento para uma boa refeição com nossos familiares. O movimento * pnc na veia * tem como base a teoria que se você é doente por pesca e não agride o meio ambiente, então você é * pnc na veia * simples assim !

Porem na pratica isso implica em mudanças quase que gerais pra muitos, pois pescar sem agredir e ainda beneficiar o meio ambiente, necessita primeiro o conhecimento de limites do local onde se pretende pescar, as espécies que se encontram em período de reprodução, para que essas possam ser devolvidas, os materiais orgânicos que jamais deverão ficar no local e muito menos serem lançados na região como lixo de suas refeições, estudos e pesquisas devem ser feitos  e mais, devemos combater o arrasto de barcos próximos a estes locais informando as autoridades sobre as praticas dos mesmos.

Precisamos garantir o futuro da pesca para nossos filhos e para que isso aconteça, temos que nos unir contra a pesca comercial sem limites de cotas, tamanhos e espécies, precisamos lutar por uma portaria de pesca que garanta a sobrevivência do pescador artesanal e fiscalize com mais rigor e recursos os barcos comerciais impedindo arrasto em parceis e em áreas em seu entorno, o uso de espinheis, a pesca dentro de limites não autorizados, pesca suba aquática praticada por mergulhadores que matam matrizes só pra terem troféus, pois troféus para nós como equipe é poder voltar de nossas pescarias em segurança e sem agredir o meio ambiente.

E aí, você é *pnc na veia* ou apenas mais um daqueles pescadores que ganham a fama de beberrões de final de semana ? Curta Nossa pagina no Facebook e saiba mais sobre nós.

Por: M. Dias “CAPITÃO” –  Fundador da Equipe de Pesca PNC  FISHING
www.facebook.com/pncfishing

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato