ICES sugere a suspensão imediata da pesca da sardinha em Portugal – Portal Pesca Amadora Esportiva ICES sugere a suspensão imediata da pesca da sardinha em Portugal | ICES sugere a suspensão imediata da pesca da sardinha em Portugal – Portal Pesca Amadora Esportiva

ICES sugere a suspensão imediata da pesca da sardinha em Portugal

O Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), organismo científico que aconselha a Comissão Europeia sobre as quotas de captura de peixe, alerta para um cenário alarmante sobre a evolução da população de sardinhas. A solução para o restabelecimento dos cardumes é radical e passa pela suspensão total da pesca em Portugal por um período de 15 anos.

Até agora, o ICES recomendava apenas que a captura anual da sardinha fosse reduzida, mas as medidas defendidas agora são mais drásticas: a pesca deve ser totalmente suspensa e mesmo assim seriam necessário 15 anos para que o estoque da espécie volte a níveis aceitáveis.

De acordo com o ICES, o plano de gestão da pesca da sardinha acordado entre Portugal e Espanha “Não é suficiente para que a espécie tenha tempo para se recuperar nem em curto ou a longo prazo, segundo pesquisa de avaliação realizada usando dados desde 1993”.

Embora o pareceres do ICES não sejam vinculativom, estes são utilizados como referência pelos dois países. Ao Jornal de Negócios, o secretário de Estado de Pesca garantiu que “Portugal segue uma política de precaução quanto aos limites de pesca da espécie de acordo com os critérios internacionais definidos pelo ICES” e contraria o alarmismo do relatório.

José Apolinário admitiu que existe um problema com a evolução do estoque de sardinhas, mas afastou qualquer relação com a política seguida por Portugal e as quantidades de sardinha capturadas. Ainda segundo ele, a redução dos estoques “é uma consequência direta das alterações climáticas visto que não tem havido um aumento do esforço de pesca”.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato