Mergulhadores encontram dezenas de animais mortos presos em rede abandonada em Itanhaém (SP) – Portal Pesca Amadora Esportiva Mergulhadores encontram dezenas de animais mortos presos em rede abandonada em Itanhaém (SP) | Mergulhadores encontram dezenas de animais mortos presos em rede abandonada em Itanhaém (SP) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Mergulhadores encontram dezenas de animais mortos presos em rede abandonada em Itanhaém (SP)

Um grupo de mergulhadores localizaram e recolheram nessa quinta-feira (17), uma rede de pesca abandonada, de aproximadamente 100 metros de comprimento, com dezenas de animais mortos na costa de Itanhaém, litoral Sul de São Paulo. Esse tipo de ocorrência é conhecido mundialmente como pesca fantasma, onde os animais se prendem as redes abandonadas e acabam morrendo.

A rede estava presa a rochas no entorno da Ilha da Queima Pequena, a 16 km das praias e dentro da uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), onde também está Ilha da Queimada Grande. O local é uma Unidade de Conservação federal, sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes.

Segundo informou o portal G1, foram pescadores que alertaram a equipe de mergulhadores, composta por pesquisadores e biólogos, sobre o petrecho enroscado nas pedras. Imagens mostram que o material abandonado estava com diversos animais mortos presos a ele, como três tartarugas verdes adultas e peixes de várias espécies.

“Até a nossa ida ao local demorou dois dias, após o aviso, e dezenas de animais mortos estavam presos à rede. Se tivesse ficado mais tempo, esse número passaria de centenas e o estrago teria sido ainda maior”, explicou o mergulhador Guilherme Kodja, que gerencia a Iniciativa Pro Mar e o Projeto Megafauna Marinha do Brasil.

Quatro mergulhadores participaram da operação voluntária. Após o recolhimento do petrecho, o biólogo marinho Alex Ribeiro, que integra a iniciativa, ainda localizou um osso de nadadeira de tartaruga preso às linhas, o que indica o avançado estado de decomposição de outros animais que já se prenderam à rede. A Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental informada da ocorrência.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato