PF prende quadrilha que fraudava benefício do seguro concedido a pescadores – Portal Pesca Amadora Esportiva PF prende quadrilha que fraudava benefício do seguro concedido a pescadores | PF prende quadrilha que fraudava benefício do seguro concedido a pescadores – Portal Pesca Amadora Esportiva

PF prende quadrilha que fraudava benefício do seguro concedido a pescadores

Durante a ação “Operação João XXI” que investiga uma organização criminosa que fraudava a concessão de seguro defeso (concedida a pescadores no período em que pesca é proibida para a preservação de espécies), 18 pessoas foram presas na manhã dessa terça-feira (31) pela Polícia Federal, dentre elas, 8 servidores públicos federais estão na relação. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos passe de R$ 69 milhões.

Os policiais cumpriram 18 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão em Caxias do Sul (RS), Belém (PA); e nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Almeirim, no Amapá. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Caxias do Sul.

“Foram realizadas ainda buscas na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, em Macapá, e nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Macapá, Santana e Laranjal do Jari”.

Entre os presos, nove servidores públicos do ministério e do Sine. Eles devem responder pelos “crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem superar 40 anos de prisão”.

A operação
Intitulada de João XXI em referência à “passagem bíblica que fala sobre a pesca milagrosa”, a operação é um desdobramento da Operação Timoneiro, deflagrada em abril deste ano. Na ocasião, um servidor do Ministério do Trabalho, lotado em Caxias do Sul, foi preso sob a acusação de conceder 6.988 benefícios fraudulentos, alguns, para cidades que sequer são banhadas por mar ou rio.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato