Empresa da família de secretario da pesca possui multas relacionadas a pesca ilegal – Portal Pesca Amadora Esportiva Empresa da família de secretario da pesca possui multas relacionadas a pesca ilegal | Empresa da família de secretario da pesca possui multas relacionadas a pesca ilegal – Portal Pesca Amadora Esportiva

Empresa da família de secretario da pesca possui multas relacionadas a pesca ilegal

Segundo publicou a Folha de São Paulo nessa terça-feira (30), em nome da família de Jorge Seif Júnior, atual secretário de aquicultura e pesca, há pelo menos dez multas ambientais, a maior parte por infrações de pesca ilegal. A mais grave delas é pelo transporte de mais de 12 mil kg de cherne-poveiro, espécie classificada como criticamente em risco de extinção.

Foi o secretário Seif Júnior quem pediu a suspensão da lista de animais aquáticos ameaçados MMA 445/2014. A JM Seif Transportes Ltda, empresa de Jorge Seif, pai do secretário de pesca, foi multada pelo Ibama em R$ 300 mil, em agosto de 2014, pelo transporte, no Rio de Janeiro, do cherne-poveiro, que não poderia ser pescado.

À época, vigorava a instrução normativa 37/2005, do MMA (Ministério do Meio Ambiente), assinada pela então ministra Marina Silva, proibindo por dez anos a captura e comercialização do cherne-poveiro (Polyprion americanus), que já constava na lista de 2004 de animais ameaçados.

A multa pelo transporte da espécie criticamente ameaçada de extinção, segundo a lista mais recente de animais aquáticos em risco, ainda não foi paga pela JM Seif Transportes Ltda.

Outras infrações associadas à família de Seif Junior dizem respeito à pesca em período de defeso (proteção de espécies em fases críticas de ciclo de vida, como a época de reprodução), comercializar indivíduos com tamanho inferior ao permitido por lei, pesca sem autorização, pescar e descaracterizar espécie de tubarão e realizar, sem licença, obra para um cais de concreto sobre o rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina.

A família Seif é proprietária de uma frota de embarcações e conhecida no universo pesqueiro brasileiro pela ação da empresa de Jorge Seif, a JS Captura e Comércio de Pescados Ltda. Ainda segundo a Folha de São Paulo, Seif Junior era ativo na empresa da família até assumir a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP).

Por: Folha de São Paulo

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato