Pescadores esportivos debatem sobre PL que pede a preservação do tucunaré em SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores esportivos debatem sobre PL que pede a preservação do tucunaré em SP | Pescadores esportivos debatem sobre PL que pede a preservação do tucunaré em SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores esportivos debatem sobre PL que pede a preservação do tucunaré em SP

Um grupo de pescadores esportivos se reuniu, na manhã dessa quinta-feira (16/5), na Assembleia Legislativa de São Paulo, com o deputado estadual Carlão Pignatari.

Em pauta: o Projeto de Lei N° 614/2018, de autoria do parlamentar, que pede a proteção do tucunaré, estabelecendo cota de abate e consumo local, nos rios e represas do estado, para as espécies tucunaré azul (Cichla piquiti) e tucunaré amarelo (Cichla kelberi).

O prefeito de Paraibuna (SP), Victor de Cássio Miranda, o Vitão, também participou da reunião. Afinal, o município abriga a represa de Paraibuna, um dos destinos mais visitados pelos pescadores esportivos e de grande interesse na preservação da espécie.

O encontro serviu para discutir a abrangência do projeto de lei e garantir apoio de pescadores e prefeituras envolvidas à iniciativa do deputado.

Caso seja aprovado, o projeto prevê que o pescador flagrado desrespeitando as cotas estará sujeito à multa, que varia de R$ 400 a R$ 5.306. Os estabelecimentos comerciais que forem apanhados vendendo tucunaré também poderão sofrer sanções, que podem ir de interdição a perda da licença e registro.

No texto do projeto, Pignatari explica que a lei é importante “para fomentar o turismo e a economia nos municípios e, especialmente, compatibilizar o desenvolvimento econômico social com a proteção da qualidade do meio ambiente e o equilíbrio ecológico”. E vai além: “Reconhece-se o tucunaré, integrante da fauna silvestre local, como um dos animais símbolo da pesca esportiva nacional e mundial e também patrimônio natural”.

Foto: Rodrigo Sgambatti

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato