Ação conjunta resulta na apreensão de 510 kg de pescado ilegal em Mato Grosso – Portal Pesca Amadora Esportiva Ação conjunta resulta na apreensão de 510 kg de pescado ilegal em Mato Grosso | Ação conjunta resulta na apreensão de 510 kg de pescado ilegal em Mato Grosso – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ação conjunta resulta na apreensão de 510 kg de pescado ilegal em Mato Grosso

Durante operação realizada por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em parceria com a polícia Militar em Barra do Garças mais de meia tonelada de pescado ilegal foi apreendida. Dois comerciantes foram autuados pelo transporte com guia irregular de 224 quilos de pirarucu, que foram doados à obras sociais de Novo Santo Antônio (MT).

Durante a operação também foram resgatadas e liberadas 18 tartarugas e apreendidos 14 conjuntos de canoas e motores de popa. As apreensões ocorreram entre 24 e 30 de maio nos municípios de Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira, as margens do rio Araguaia e do rio das Mortes. Uma pessoa foi autuada por captura ilegal de tartaruga teve seu barco e motor apreendido.

Moacir Couto Filho, diretor da Unidade Desconcentrada de Barra do Garças, destacou a importância da operação. “Ações como essa que aconteceu no vale do Araguaia na extensão dos rios das Mortes e do rio Araguaia e que visam reprimir a pesca predatória são de extrema importância para coibir esse tipo de crime ambiental”.

Um dos coordenadores da operação, Leandro Nogueira, do Ibama, afirmou que apesar do êxito da ação, o resultado é preocupante. “Os principais registros são o descontrole na entrada e saída de turistas, as construções irregulares de ranchos nas APPs de pessoas de fora dos municípios e o funcionamento de pousadas ilegais. Todos estes são fatores que não geram empregos ou que promovam incremento na economia local, restando aos municípios apenas lixo e redução do estoque pesqueiro”, alertou.

Resultado da operação
Ao final da ação foi totalizado a apreensão de 14 conjuntos de canoas e motores de popa, 510 kg de peixes, 87 conjuntos de varas de pesca, 126 anzóis, um freezer, sete caixas térmicas, uma caminhonete e o resgate de 18 tartarugas.

Os fiscais flagraram um total de 50 pessoas entre pescadores, comerciantes e piloteiros em atividade ilegal de pesca ou caça. Caravanas de pescadores de fora do estado representaram a maioria das autuações.

Governo do Mato Grosso

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato