Pesca esportiva do Tucunaré atrai turistas para a Reserva Sustentável do Uatumã (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca esportiva do Tucunaré atrai turistas para a Reserva Sustentável do Uatumã (AM) | Pesca esportiva do Tucunaré atrai turistas para a Reserva Sustentável do Uatumã (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca esportiva do Tucunaré atrai turistas para a Reserva Sustentável do Uatumã (AM)

Começa nesta quinta-feira (15) a temporada de pesca esportiva na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, distante 227 quilômetros de Manaus. A Unidade de Conservação (UC) é considerada um dos maiores atrativos turísticos da região norte, que possui grande estoque pesqueiro de tucunarés, uma das espécies mais cobiçadas por pescadores esportivos. As atividades seguem até o dia 15 de dezembro.

A pesca esportiva é oferecida pelas próprias comunidades que atuam como protagonistas desta atividade. “O Uatumã é um dos locais mais belos do Amazonas, e este potencial permite o desenvolvimento de um ecossistema importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com conservação ambiental”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, que complementa: “com o turismo, é possível manter as pessoas na UC e fazer com que elas sejam bem sucedidas.

Em conjunto com as comunidades, a Secretaria construiu o plano de gestão da UC, que define as regras de uso que garante os cuidados adequados com a natureza. Neste segundo semestre aumenta o número de visitantes no local, atraídos por esta biodiversidade preservada”, disse.

A RDS do Uatumã é uma das 42 Unidades de Conservação, gerenciadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Além da pesca, a Unidade de conservação possui trilhas, cachoeiras e visita a projetos sustentáveis na comunidade. Somente em 2018, a RDS do Uatumã recebeu 1.400 visitantes.

De acordo com as regras da UC, os visitantes que buscam o turismo de pesca precisam também pagar taxas de turismo à Associação Agroextrativista das Comunidades do Rio Uatumã (AACRDSU), que gerencia o turismo na UC. Os valores variam de R$ 25 a R$ 50. É obrigatório também que todo barco-hotel tenha a presença de pelo menos um monitor, morador da reserva, para as atividades de pesca esportiva.

Toda a verba arrecadada pela Associação Mãe da reserva é revertida para as comunidades, o que possibilita o aumento de renda por meio de atividades de base sustentável, além de servir para o monitoramento do turismo pelos próprios moradores.

Documentos necessários para pesca
Para realizar a atividade da pesca esportiva dentro da UC, os barcos-hotéis precisam solicitar o Certificado de Registro de Pesca emitido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Todos os pescadores esportivos precisam da carteira de pesca também emitida pelo Ipaam. Os interessados em emissão da carteira de pesca e regularização podem contatar o Ipaam por meio dos telefones (92) 2123-6700 e 2123-6706, ou clicando aqui.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato