Arqueólogos encontram equipamento de pesca sofisticado de 12.000 anos em Israel – Portal Pesca Amadora Esportiva Arqueólogos encontram equipamento de pesca sofisticado de 12.000 anos em Israel | Arqueólogos encontram equipamento de pesca sofisticado de 12.000 anos em Israel – Portal Pesca Amadora Esportiva

Arqueólogos encontram equipamento de pesca sofisticado de 12.000 anos em Israel

Uma equipe de pesquisadores liderada por Antonella Pedergnana, do Instituto de Pesquisas Arqueológicas do museu Romisch-Germanisches Zentral, na Alemanha, encontrou um conjunto de equipamentos de pesca datado de 12.000 anos, enquanto as primeiras civilizações conhecidas datam apenas de cinco ou seis mil anos atrás.

Os 19 anzóis de ossos de peixe e seis pedras esculpidas, que podem ter sido usadas como pesos de pesca, conforme sugeriram os especialistas, foram descobertos no rio Jordão, localizado no vale israelense de Hula.

“Os anzóis são surpreendentemente parecidos com os anzóis modernos: em tamanho, em características (como farpas) e em habilidade de confecção”, contou à revista BBC Science Focus o professor Gonen Sharon.

O período, de cerca de 12.000 anos atrás, marca o momento em que os primeiros humanos estavam passando pela transição de serem caçadores-coletores nômades para começarem a viver em comunidades mais estabelecidas.

Nem todos os anzóis encontrados são da mesma forma, e aponta-se que, supostamente, os pescadores pré-históricos já tinham percebido que anzóis de diferentes tamanhos funcionavam melhor para diferentes espécies de peixes.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato