Naturatins apreende redes e pescado ilegal durante fiscalização no Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva Naturatins apreende redes e pescado ilegal durante fiscalização no Tocantins | Naturatins apreende redes e pescado ilegal durante fiscalização no Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva

Naturatins apreende redes e pescado ilegal durante fiscalização no Tocantins

Mais uma ação da Operação Malha Fina, de combate à pesca ilegal e outros ilícitos ambientais, foi realizada no último final de semana, no lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Palmas, e também no rio Caiapó, em Araguacema. A ação foi realizada entre os dias 24 e 26 de julho, pelos fiscais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Segundo o gerente de Fiscalização do Instituto, Cândido José dos Santos Neto, a ação teve como finalidade coibir o exercício da pesca predatória ou irregular nos dois pontos abordados, bem como orientar pescadores e turistas sobre as normas vigentes no Tocantins relacionadas à atividade. “No lago da usina foram recolhidos 700 metros de redes de pesca”, informou o gerente.

Já em Araguacema, a operação abrangeu a Ilha da Madalena, no rio Caiapó, e a Ilha do Peixe. Duas embarcações percorrem o curso d’água. Dois grupos de pescadores foram avistados e orientados a deixar a local, uma vez que no Caiapó a pesca não é permitida. Não houve flagrante do uso de material predatório e todos possuíam a carteira de pesca.

Durante a operação, na região do Cotovelo, a equipe encontrou uma caixa de isopor contendo 10,6kg de pescado de espécies diversas. Os peixes foram recolhidos e doados a duas famílias carentes do município de Araguacema.

Primeira ação
A primeira ação da Operação Malha Fina, realizada entre os dias 16 a 19 de junho, foi realizada simultaneamente em vários pontos do Estado e contou com o reforço de vários parceiros do Naturatins nas atividades fiscalizatórias. Nessa primeira etapa, várias embarcações foram abordadas, além de acampamentos, onde os turistas e pescadores foram orientados quanto a questão das legislações referente à pesca.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato