Argentina estabelece cota zero para o dourado e o surubim na província de Corrientes – Portal Pesca Amadora Esportiva Argentina estabelece cota zero para o dourado e o surubim na província de Corrientes | Argentina estabelece cota zero para o dourado e o surubim na província de Corrientes – Portal Pesca Amadora Esportiva

Argentina estabelece cota zero para o dourado e o surubim na província de Corrientes

A Direção de Recursos Naturais da Argentina lançou uma nova disposição que proíbe o abate de dourado e surubim em todo o território da Província (estado) de Corrientes. Dessa forma, a pesca dessas espécies só poderá ser praticada na modalidade “pesque e solte” com devolução obrigatória.

Entre os motivos que fundamentam a medida, um dos principais fatores é a queda abrupta da vazão do rio Paraná e a vulnerabilidade a que as espécies estão expostas.

Devolução obrigatória
A Direção de Recursos Naturais de Corrientes decidiu que a pesca dessas espécies deve ser com retorno obrigatório. Também impôs uma interdição total extraordinária a jusante da foz do Riachuelo, onde há uma grande concentração de cardume de surubins.

Ambas as medidas entraram em vigor no dia 1º de julho e será mantida até que uma nova resolução seja emitida.

Com a publicação da nova norma, fica totalmente vedado a possibilidade de abate de dourados e surubins para consumo local, como havia sido liberado em maio  deste ano, medida que gerou forte polêmica local devido à continuidade da histórica calha do rio Paraná e a falta de sustentação científica.

ABC Rural e Corrientes al dia.info
Foto: Pousada Gêmeos Pesca Esportiva

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato