Bicudas do Rio Juruena – O Mais Rápido dos Peixes – Portal Pesca Amadora Esportiva Bicudas do Rio Juruena – O Mais Rápido dos Peixes | Bicudas do Rio Juruena – O Mais Rápido dos Peixes – Portal Pesca Amadora Esportiva

Bicudas do Rio Juruena – O Mais Rápido dos Peixes

Nesse episódio, Ian Arthur de Sulocki capturas as velozes bicudas do rio Juruena, o mais rápido dos peixes de água doce.


  • Nome Popular – Bicuda
  • Nome Científico – Boulengerella spp.
  • Família – Ctenoluciidae
  • Distribuição Geográfica – Bacias amazônica e Tocantins-Araguaia.

Descrição

Peixes de escamas; corpo alongado e roliço; boca pontuda e bastante dura, o que dificulta a fisgada; nadadeira dorsal localizada na metade posterior do corpo. O padrão de coloração varia de espécie para espécie, sendo que B. ocellata apresenta uma mancha na base da nadadeira caudal. Os maiores exemplares podem atingir cerca de 1m de comprimento total e 6kg de peso.

Ecologia

Peixes pelágicos, vivem na superfície e meia água, encontrados em áreas de correnteza ao longo da beira e na boca dos rios e igarapés, e nos lagos. Formam cardumes pequenos, mas não fazem migrações de desova. B. ocellata é uma espécie piscívora e extremamente voraz. É altamente esportiva, pois salta muitas vezes fora d’água antes de se entregar, mas não tem importância comercial.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato