Prefeitura de Manaus promove curso de agente de pesca esportiva para comunitários do rio Cuieiras – Portal Pesca Amadora Esportiva Prefeitura de Manaus promove curso de agente de pesca esportiva para comunitários do rio Cuieiras | Prefeitura de Manaus promove curso de agente de pesca esportiva para comunitários do rio Cuieiras – Portal Pesca Amadora Esportiva

Prefeitura de Manaus promove curso de agente de pesca esportiva para comunitários do rio Cuieiras

Para fomentar a economia nas comunidades ribeirinhas e incentivar a pesca esportiva na região do alto rio Negro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com o apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), realizou na sede da escola municipal São Sebastião I e da Igreja Católica, na comunidade de São Sebastião do rio Cuieiras, o curso de “Agente de Pesca Esportiva” para que os comunitários possam atuar no setor, em processo de legalização na área. A atividade deve atrair muitos turistas para a região.

“A Semacc se antecipa na formação de mão de obra das comunidades, para, quando houver um campeonato de pesca esportiva na região, eles já estejam qualificados. O turista que vem para um campeonato como esse, contrata mão de obra local, que precisa estar qualificada como ‘agentes apoiadores’, e uma diária custa em torno de R$ 150. Em três ou quatro dias de campeonato, ele contrata quase dez moradores de cada local, é uma boa renda que fica nas comunidades. É de interesse do prefeito David Almeida fomentar e incentivar essas práticas, para que os comunitários possam permanecer nos locais de forma sustentável, gerando emprego e renda”, explicou a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas.

Trinta participantes das comunidades de São Sebastião, Nova Canaã, Boa Esperança, Nova Esperança e Barreirinha, dentro do rio Cuieiras, participaram do encontro. Durante o curso, eles aprenderam sobre a importância, introdução e benefícios da pesca esportiva, e foram capacitados nas técnicas de arremesso, tipos de equipamentos e montagem, além das espécies de peixes utilizadas na pesca esportiva, e as boas práticas no manuseio do peixe capturado. Marcelo Cabral, agricultor da comunidade São Sebastião, ressaltou a importância do curso para as comunidades.

“Esse curso é muito importante, não só para os moradores do São Sebastião, como eu, mas para todas as pessoas que vêm de fora, porque este ano, com a abertura da pesca esportiva, além do benefício que vai trazer para nós, vamos estar capacitados para receber os turistas que vão vir. Agradeço muito à Prefeitura de Manaus que, em parceria com a Sepror, está trazendo esse curso que vai beneficiar muito as nossas comunidades”, destacou o agricultor.

O curso, que teve a duração de 16 horas, é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre Semacc e Sepror, por meio do  Plano Safra Manaus. De acordo com o engenheiro de pesca Flávio de Oliveira, da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), é fundamental a parceria para a capacitação dos moradores do rio Cuieiras e entorno, que possui grande potencial para a atividade da pesca esportiva pela alta população de exemplares do gênero “cicla”, popularmente conhecidos como tucunaré.

“A ideia é a gente capacitar essas pessoas para o turismo de pesca esportiva, para quando o pescador esportivo, que vem da cidade, adentrar aqui no rio, essa população já esteja capacitada para receber esse turista, oferecendo o serviço de guia de pesca, popularmente conhecido como “piloteiro”. Com isso, ele vai prestar um serviço de qualidade para o pescador esportivo e, consequentemente, garantir sua renda, de forma qualificada e digna”, finalizou o engenheiro.

Prefeitura de Manaus (AM)
Dalva Andrade/Semacc

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato