Tucunaré Açu em Final de Temporada no Rio Negro (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva Tucunaré Açu em Final de Temporada no Rio Negro (AM) | Tucunaré Açu em Final de Temporada no Rio Negro (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Tucunaré Açu em Final de Temporada no Rio Negro (AM)

Nesse episódio, Ian Arthur de Sulocki vai atrás dosgigantes tucuraés açu no Rio Negro em uma pescaria realizada em final de temporada no Kalua Barco Hotel.


  • Nome Popular – Tucunaré (tucunaré-açu; tucunaré-paca, tucunaré-pinima; tucunaré-pitanga; tucunaré-vermelho; tucunaré-azul; tucunaré-fogo; tucunaré-borboleta; tucunaré-popoca)
  • Nome Científico – Cichla spp.
  • Família – Cichlidae
  • Distribuição Geográfica – Bacias amazônica e Araguaia-Tocantins, mas foi introduzido nos reservatórios da bacia do Prata, em algumas áreas do Pantanal, no rio São Francisco e em açudes do Nordeste e Sudeste. Há variações de tamanhos, peso e coloração dependendo da região encontrada.

Descrição

Peixes de escamas; corpo alongado e um pouco comprimido. Existem pelo menos 14 espécies de tucunarés na Amazônia, sendo cinco espécies descritas: Cichla ocellaris, C. temensis, C. monoculus, C. orinocensis e C. intermedia. O tamanho (exemplares adultos podem medir 30cm ou mais de 1m de comprimento total), o colorido (pode ser amarelado, esverdeado, avermelhado, azulado, quase preto etc.), e a forma e número de manchas (podem ser grandes, pretas e verticais; ou pintas brancas distribuídas regularmente pelo corpo e nadadeiras etc) variam bastante de espécie para espécie. Todos os tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedúnculo caudal.

Ecologia

Espécies sedentárias (não realizam migrações), que vivem em lagos/lagoas (entram na mata inundada durante a cheia) e na boca e beira dos rios. Formam casais e se reproduzem em ambientes lênticos, onde constroem ninhos e cuidam da prole. Têm hábitos diurnos. Alimentam-se principalmente de peixes e camarões. São as únicas espécies de peixes da Amazônia que perseguem a presa, ou seja, após iniciar o ataque, não desistem até conseguir capturá-las, o que os torna um dos peixes mais esportivos do Brasil. Quase todos os outros peixes predadores desistem após a primeira ou segunda tentativa malsucedida. Todas as espécies são importantes comercialmente e na pesca esportiva.

  • Equipamentos – Varas de ação média a média/pesada, com linhas de 17, 20, 25 e 30 lb e anzóis de n° 2/0 a 4/0, sem o uso de empates. O uso de arranque com linha grossa é recomendado para evitar a perda do peixe nas galhadas.
  • Iscas – Iscas naturais (peixes e camarões) e artificiais. Praticamente todos os tipos de iscas artificiais podem atrair tucunarés, mas a pesca com plug de superfície é a mais emocionante. Os tucunarés “explodem” na superfície da água para capturar os peixinhos.
  • Dicas – Na pesca com isca artificial deve-se procurar manter a isca em movimento, porque o tucunaré pode atacar a isca algumas vezes antes de ser fisgado. Nunca pare o trabalho da isca mesmo que o peixe não tenha sido fisgado, os tucunarés costumam andar em cardumes e mais de um peixe pode ser fisgado.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato