Torneio de “pesca esportiva com tarrafa” em Maricá (RJ) – Portal Pesca Amadora Esportiva Torneio de “pesca esportiva com tarrafa” em Maricá (RJ) | Torneio de “pesca esportiva com tarrafa” em Maricá (RJ) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Torneio de “pesca esportiva com tarrafa” em Maricá (RJ)

A prefeitura de Maricá (RJ) realizou nesse sábado (05) o segundo torneio de Pesca esportiva com Tarrafa na lagoa do Boqueirão no município. Segundo divulgado no portal, o torneio fomenta a importância da pesca artesanal na cidade, valorizando a profissão.

A competição contou com 20 inscritos, e seguiu regras de tamanho mínimo de captura, sendo que cada pescador teve a oportunidade de jogar a tarrafa por dez vezes, premiando quem capturou o maior exemplar.

Essa foi a segunda etapa do torneio nesse ano, e já conta com uma terceira etapa já programada em Ponta Negra. A primeira etapa foi realizada em maio em Bambuí.

No total, foram capturados 20 quilos de peixes que foram destinados para doação.

Cultura de pai pra filho
A cultura da pesca passa de geração para geração e é com ela que muitas famílias tiveram renda. É o caso do Salvador Machado Neto, 70 anos, sendo 60 deles dedicado à pesca, feito que aprendeu com seu pai, Constantino, e seu avô. “Sustentei minha família com a pesca artesanal. Foram três filhos criados com o alimento proveniente das lagoas de Maricá.

Toda a família é de Cordeirinho e, atualmente, seu filho, Edson Machado, 58 anos, continua com o legado familiar, pescando diariamente entre Boqueirão e Ponta Negra.

Pesca em Tarrafa
Jogar uma tarrafa exige prática e técnica, já que para concluir a missão da pescaria com êxito, é necessário que a rede de pesca circular, arremessada com as mãos de tal maneira que esta se abra o máximo possível antes de cair na água. Ao entrar em contato com a água, a rede afunda imediatamente, enroscando assim os peixes na malha ao puxar.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato