Estiagem no noroeste paulista deixa represa das usinas em nível baixo – Portal Pesca Amadora Esportiva Estiagem no noroeste paulista deixa represa das usinas em nível baixo | Estiagem no noroeste paulista deixa represa das usinas em nível baixo – Portal Pesca Amadora Esportiva

Estiagem no noroeste paulista deixa represa das usinas em nível baixo

Seca prejudica o turismo da pesca no noroeste paulista (Foto: Reprodução/TV Tem)Na região noroeste paulista, a estiagem afeta o volume de água de reservatórios de duas usinas hidrelétricas, que estão com o volume mais baixo do País. Além de transformar a paisagem , a maior seca da última década prejudicou o turismo e a pesca.

A seca atingiu a represa formada pelo rio Grande , na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, água que abastece a usina hidrelétrica Marimbondo, de Furnas, com capacidade para fornecer energia para uma cidade com 4.5 milhões de moradores.

A paisagem ao redor da usina mudou bastante. A água baixou 14 metros e o volume da represa está com apenas pouco mais de 15 % da capacidade normal. Segundo especialistas, esta é a pior seca dos últimos 13 anos. No ano passado, nesta mesma época, o volume era de 53%. O nível atual da represa é quase o mesmo da hidrelétrica Água Vermelha, também no rio Grande, que está com o volume mais baixo entre todas as usinas do país.

Os reflexos da falta de chuva podem ser vistos longe dali. A seca espantou os turistas das áreas de lazer perto das represas. E não foram só eles que sumiram: as praias e o peixe também estão mais difícil de encontrar. “Agora está mais difícil pescar. Os peixes foram tudo para o meio do rio e com isso dificulta bastante”, afirma o comerciante William César Neves.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato