Parceria inédita vai melhorar a fiscalização da pesca no lago de Itaipu – Portal Pesca Amadora Esportiva Parceria inédita vai melhorar a fiscalização da pesca no lago de Itaipu | Parceria inédita vai melhorar a fiscalização da pesca no lago de Itaipu – Portal Pesca Amadora Esportiva

Parceria inédita vai melhorar a fiscalização da pesca no lago de Itaipu

Parceria inédita vai aumentar a fiscalização contra pesca ilegal no Lago de Itaipu, Oeste do Estado, durante o período da piracema (época de reprodução de peixes), de 1.º de novembro a 28 de fevereiro, e a Operação Verão. Vão participar do trabalho Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Fronteira, Marinha, Ministério da Pesca, Itaipu Binacional, Unioeste, colônias de pescadores e municípios lindeiros ao lago.

Há muitos anos a fiscalização era precária por conta dos perigos que a representa aos fiscais e da grande demanda de denúncias contra a pesca ilegal. A parceria foi firmada quinta-feira (25) em Santa Helena do Oeste e contou com os representantes de todas as entidades e dos municípios de Pato Bragado, Foz Iguaçu, Mercedes e Santa Terezinha de Itaipu. O objetivo é otimizar os recursos humanos e as fiscalizações por água e terra e garante a segurança dos fiscais na divisa com o Paraguai.

As ações de fiscalização contra a pesca predatória serão integradas e planejadas. O IAP irá participar das fiscalizações com o apoio dos escritórios regionais de Toledo, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Londrina. Serão, pelo menos, três embarcações do IAP acompanhadas por outra da Polícia Ambiental. A Marinha vai auxiliar na fiscalização e dará curso para pilotar embarcações.

PESCA – As ações serão apenas de fiscalização quanto à pesca predatória, sem interferir nas atividades da Polícia ou Receita Federal, realizadas rotineiramente na fronteira. “O pessoal está orientado e terá cursos de capacitação para se preocupar e fiscalizar apenas a pesca predatória, em desrespeito às normas ambientais estaduais e nacionais”, afirmou Doraci Ramos de Oliveira, coordenador do Verão Paraná, pelo IAP.

Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, ações em conjunto com diferentes setores da sociedade são importantes para garantir o sucesso na execução dos projetos. “A parceria com outros setores fortalece a fiscalização do meio ambiente e gera resultados positivos. O governo busca fiscalização rigorosa para proteger a fauna e flora do Estado”, disse.

EDUCAÇÃO – Além das ações de fiscalização, o IAP irá realizar durante o Verão Paraná mutirões de educação ambiental nos 15 municípios do oeste do Estado. As equipes irão percorrer um município por fim de semana com o objetivo de informar a população local sobre o Verão Paraná, educação ambiental e programas de governo voltados para o meio ambiente. Durante a Operação Verão será repassado à população o calendário e os locais onde ocorrerão às visitas.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato