Últimas Notícias

Baleia franca surpreende casal durante pesca no litoral do Paraná

http://s01.video.glbimg.com/x240/2795276.jpgUma baleia da espécie franca-austral foi vista por um casal que pescava a 13,5 quilômetros da costa no balneário de Itacolomi, no litoral do Paraná, na tarde deste sábado (31). Ela se aproximou e ficou nadando em volta do barco, segundo a médica Kerstin Taniguchi Abagge, de 44 anos, que filmou o animal e encaminhou as imagens para a RPC TV.

Abagge tem o hábito de pescar há cerca de 10 anos. Ela contou que durante este período já viu outros animais como tartaruga e pinguim, porém, esta foi a primeira vez que esteve perto de uma baleia. “No começo, a gente achou que ela estava presa em alguma rede. Inclusive, tem muita rede ilegal por ali. Nós chegamos perto para ver, e ela estava tranquila. Ficou nadando em volta do barco”.

O aparecimento desta espécie é comum no litoral sul do país, contudo, também pode ser vista na costa sudeste. A bióloga marinha Carolina do Valle Adão explica que as baleias-franca saem de latitudes mais frias e buscam as regiões costeiras para o acasalamento, a parição e amamentação dos filhotes. “Muitas vezes as pessoas acham que elas estão encalhadas por terem a mania de ficar quase boiando bem perto da linha da praia”, acrescentou a bióloga.

Uma das caraterísticas marcantes desta espécie, lembrou Carolina Adão, são as calosidades, visíveis no alto e nas laterais da cabeça do animal. São formações naturais dessa espécie, que são relativamente macias em filhotes recém-nascidos, adquirem rigidez com o crescimento do animal. As fêmeas da espécie franca podem chegar a 17 metros de comprimento.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato