Nível de água em junho é o pior dos últimos 13 anos no Lago de Furnas-MG – Portal Pesca Amadora Esportiva Nível de água em junho é o pior dos últimos 13 anos no Lago de Furnas-MG | Nível de água em junho é o pior dos últimos 13 anos no Lago de Furnas-MG – Portal Pesca Amadora Esportiva

Nível de água em junho é o pior dos últimos 13 anos no Lago de Furnas-MG

A pesca tambem foi afetada com a baixa da represaO mês de junho está chegando ao final com uma notícia nada boa para o Lago de Furnas. Há 13 anos não se via um nível tão baixo do reservatório neste período do ano. O problema afeta a agricultura, a psicultura e o turismo na região. Em junho de 2013, a represa tinha baixado apenas quatro metros. Já neste ano, o nível está 10 metros abaixo do normal.

“Nós deveríamos ter o lago cheio nos primeiros meses deste ano e foi o contrário. Nós estamos com o lago muito baixo e isso reflete negativamente na região porque afeta muito a economia das atividades que envolvem e que dependem de um nível mais elevado do lago”, disse o secretário executivo da Alago (Associação dos Municípios em torno do Lago de Furnas), Fausto Costa.

Ponte de Tres Pontas-MG reapareceu com a seca do lago de FurnasHoje o Lago de Furnas está com apenas 29,11% de sua capacidade. O pior volume do Lago de Furnas aconteceu em 2001, quando o reservatório chegou a ter 16,25% de sua capacidade.

O reservatório do Lago de Furnas é um dos maiores lagos artificiais do Brasil e banha 34 municípios. A barragem fica em São José da Barra (MG). Os principais rios que abastecem o Lago de Furnas são o Grande e o Sapucaí. O Sistema Rio Grande abastece 12 usinas hidrelétricas e é responsável por 34% da energia que o país produz.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato