Últimas Notícias

Opera√ß√£o apreende embarca√ß√Ķes e 450 kg de sardinha viva em Maca√©-RJ

apreensao de embarcacao em macae-rjUma opera√ß√£o conjunta entre a Pol√≠cia Federal, a Capitania dos Portos, a Guarda Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente resultou na apreens√£o de 450 kg de sardinha viva e de duas embarca√ß√Ķes, na manh√£ desta quarta-feira (14). A a√ß√£o foi realizada ap√≥s uma den√ļncia an√īnima informando sobre a atividade nas proximidades da Ilha do Franc√™s, cerca de 8 km da costa de Maca√©, no interior do Rio.

As sardinhas estavam em tr√™s embarca√ß√Ķes, sendo duas de Maca√© e uma de Guarapari (ES). Al√©m do peixe, que est√° em per√≠odo de defeso, duas embarca√ß√Ķes tamb√©m foram apreendidas por irregularidades na documenta√ß√£o e aus√™ncia de piloto licenciado.

De acordo com Madson Nazareno, chefe da Guarda Ambiental, a ação teve início ainda na madrugada.

“Quando chegamos eram 3h. As iscas estavam vivas e contidas dentro de um reservat√≥rio criado para mant√™-las vivas. Essa pesca √© predat√≥ria, j√° que a sardinha est√° em defeso. Se eles n√£o fossem presos por pesca predat√≥ria, seriam por irregularidades nas embarca√ß√Ķes”, disse.

Ainda de acordo com a Guarda Ambiental, a isca viva serviria para a pesca de atum e dourado em alto mar. O defeso da sardinha começou no dia primeiro de novembro e segue até o dia 15 de fevereiro, segundo o Ibama.

Defeso
O período de defeso é quando as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam proibidas ou controladas. Este período é estabelecido pelo Ibama de acordo com o de tempo em que os crustáceos e os peixes se reproduzem na natureza e tem como objetivo a preservação das espécies e a fruição sustentável dos recursos naturais. Nesta época, os pescadores recebem do governo o Seguro Defeso no valor de um salário mínimo.

Portal G1


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato