Mergulhadores fotografam duas raias manta gigantes no litoral Sul de SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Mergulhadores fotografam duas raias manta gigantes no litoral Sul de SP | Mergulhadores fotografam duas raias manta gigantes no litoral Sul de SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Mergulhadores fotografam duas raias manta gigantes no litoral Sul de SP

Mergulhadores fotografam duas raias manta gigantes no litoral Sul de SPDuas raias mantas gigantes (Manta birostris) foram encontradas no entorno da Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém, litoral sul do estado de São Paulo, nesta quinta-feira (26). Trata-se de animais raros, que correm o risco de extinção, e têm a pesca proibida em toda a costa brasileira.

A localização ocorreu durante expedição de pesquisa do Projeto Mantas do Brasil, que estuda a espécie. A iniciativa é patrocinada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, o maior e mais importante complexo portuário da América Latina.

Foram avistados um macho de, aproximadamente, 4 metros de envergadura (de uma asa a outra), e uma fêmea, de cerca de 5 metros. Ambos estavam nas proximidades do histórico naufrágio do navio cargueiro Tocantins, às margens da ilha, que fica a 35 quilômetros da costa do Litoral Sul de São Paulo.

Mergulhadores fotografam duas raias manta gigantes no litoral Sul de SP 2“As mantas estavam em boas condições. Notamos que nenhuma das duas apresentava machucados ocasionados por eventual impacto com material de pesca”, relatou o biólogo do Projeto Mantas do Brasil, Leo Francini. Ele estava acompanhado do educador ambiental do Projeto, Nauther Andres.

O encontro ocorreu durante o segundo mergulho no local, entre 8 e 10 metros de profundidade. A água, conforme registro dos mergulhadores, estava a 19oC. Os animais não foram ariscos à presença dos mergulhadores e permitiram a aproximação para que os dois pesquisadores pudessem realizar imagens.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato