Últimas Notícias

Pescador flagra cardume de filhotes de pirarucu no Rio Grande divisa entre SP e MG

O pescador esportivo Marl√ļcio Ferreira, compartilhou um v√≠deo onde um pirarucu de grande porte protege um cardume de filhotes as margens da represa de √Āgua Vermelha no Rio Grande na divisa do estado de Minas Gerais com o estado de S√£o Paulo.

Essa n√£o √© a primeira vez que a esp√©cie √© flagrada em cardume. Em 2015 publicamos uma mat√©ria falando sobre o aparecimento do peixe que conseguiu se adaptar ao clima da regi√£o sudeste, mesmo sendo um peixe que habita √°guas rasas¬† e lagoas dos rios da bacia Amaz√īnica, onde as temperaturas s√£o mais elevadas o ano todo.

Segundo relatos de pescadores, a espécie teria escapado de um criadouro em Paulo de Faria (SP) entre 2010 e 2012, e se espalhado pelo Rio Grande. Outra informação de pessoas que moram em cidades próximas ao Rio Grande, pescadores profissionais estariam capturando filhotes como os que aparecem no vídeo para vendê-los como peixe para aquarismo.

O pirarucu √© um peixe considerado em risco de extin√ß√£o e tem a pesca proibida em seu estado de origem, a Amaz√īnia. Fora de seu habitat natural, √© considerado peixe ex√≥tico e pode ser capturado. Desde 2014, praticantes de ca√ßa subaqu√°tica vem abatendo grandes exemplares da esp√©cie no Rio Grande.

Sobre o Pirarucu
Considerado o maior peixe de escamas de √°gua doce do Brasil, o pirarucu √© um peixe omn√≠voro, alimentando-se de peixes, apesar de tamb√©m comer caramujos, camar√Ķes de √°gua doce, c√°gados, cobras, anf√≠bios, caranguejos, seixos, areia, entre outros. Quando jovem, alimenta-se de pl√Ęncton que, mais tarde, s√£o complementados com peixes. Ele pode chegar a pesar 250 kg e medir cerca de 3 metros.

A época de sua reprodução do Pirarucu ocorre de dezembro a maio, em águas rasas, onde os adultos preparam um ninho no fundo arenoso. Cada fêmea deposita cerca de 180 mil ovos em diferentes ninhos. Suas larvas eclodem ao quinto dia e nadam próximas à cabeça do pai que, nessa época, apresenta uma cor escura. Durante esse período, a proteção é garantida pela fêmea, que nada em volta do pai e dos filhotes.

O peixe √© conhecido tamb√©m como o bacalhau-da-Amaz√īnia¬†resultante de um processo de beneficiamento e o sabor que se assemelha ao Bacalhau normalmente importado da Noruega.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato