Pescador Japonês se prepara para testemunhar contra a caça de golfinhos em Wakayama (JP) – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescador Japonês se prepara para testemunhar contra a caça de golfinhos em Wakayama (JP) | Pescador Japonês se prepara para testemunhar contra a caça de golfinhos em Wakayama (JP) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescador Japonês se prepara para testemunhar contra a caça de golfinhos em Wakayama (JP)

Um pescador de Taiji, cidade pesqueira localizada no distrito de Higashimuro, na província de Wakayama, cujo abate anual de golfinhos provocou ampla condenação, comparecerá ao tribunal em um desafio legal sem precedentes contra a caça na região.

Durante uma entrevista exclusiva cedida ao Portal The Guardian, o pescador que pediu para não ser identificado até que a audiência seja concluída, disse que ele havia sido condenado ao ostracismo em Taiji, onde ele nasceu e cresceu, mas decidiu se posicionar contra as caçadas.

O homem de 53 anos testemunhará na corte distrital de Wakayama como parte de um processo legal movido pela Action for Dolphins, instituição protetora dos animais com sede em Londres, e pela Life Investigation Agency, uma ONG japonesa.

Os grupos disseram que os pescadores da cidade costeira do Pacífico violam rotineiramente leis de bem-estar animal e excedem as cotas de pesca estabelecidas pelo governo. A Action for Dolphins descreveu as caçadas por tração, nas quais as vagens são levadas do mar aberto para uma enseada estreita, com “excepcional crueldade”. Dizia que os animais morrem uma morte lenta e dolorosa.

Os pescadores locais negaram que tenham excedido as quotas ou mataram os golfinhos de forma desumana, e prometeram continuar as caçadas.

O autor, cujo pai trabalhava em navios baleeiros locais por quatro décadas, argumenta que a caça aos golfinhos prejudicou a reputação global de Taiji – uma cidade de 3.300 habitantes e completa dizendo que foi “privado o seu direito de viver normalmente” .

Ele disse que os pescadores o acusaram injustamente de cortar redes usadas para confinar os golfinhos capturados, e sua irmã mais nova foi confrontada verbalmente pelos moradores. “O dono de um restaurante japonês conversou comigo sobre minha oposição à caça às baleias e sugeriu que eu não seria mais bem-vindo lá.”

A ação ocorre quando o Japão se prepara para iniciar a caça comercial em águas costeiras pela primeira vez em mais de 30 anos. A primeira expedição, prevista para começar em julho, incluirá pescadores de Taiji, onde as primeiras caçadas costeiras registradas podem ser rastreadas até o início do século XVII.

Se o desafio legal contra a caça de golfinhos for bem-sucedido, as autorizações de captura emitidas pelo governo local serão declaradas inválidas e as caçadas não poderão continuar, disse a Action for Dolphins.

Angie Plummer, uma porta-voz do grupo, disse: “Temos grandes esperanças para a ação legal e, dadas as evidências convincentes, achamos que ela tem todas as chances de sucesso.

“Os japoneses estão na frente e no centro do processo, provando que há um forte movimento para acabar com a caça de golfinhos neste país. As caçadas estão se tornando cada vez mais impopulares no Japão e, ao mesmo tempo, o consumo de carne de golfinho está diminuindo constantemente ”.

A caça ao Taiji ganhou notoriedade após o lançamento do documentário The Cove, vencedor de um Oscar de 2009, cujo material gráfico chocou o público.

Alguns dos golfinhos capturados em Taiji são mortos e sua carne é vendida em supermercados e restaurantes, mas os espécimes mais atraentes são vendidos a aquários por dezenas de milhares de libras cada, segundo ativistas.

Em 2015, o Action for Dolphins tomou medidas legais contra a Associação Mundial de Zoológicos e Aquários, que resultou em 62 aquários japoneses enfrentando a expulsão do corpo, a menos que eles concordassem em parar de comprar golfinhos capturados em Taiji.

O museu da baleia da cidade, no entanto, deixou a filial japonesa da Associação Mundial em protesto e continua a exibir e vender cetáceos capturados localmente no exterior.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato