Operação combate desmatamento e pesca predatória no Mosaico Lago de Tucuruí (TO) – Portal Pesca Amadora Esportiva Operação combate desmatamento e pesca predatória no Mosaico Lago de Tucuruí (TO) | Operação combate desmatamento e pesca predatória no Mosaico Lago de Tucuruí (TO) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Operação combate desmatamento e pesca predatória no Mosaico Lago de Tucuruí (TO)

Visando o combate de ilícitos ambientais, como o desmatamento e a pesca predatória, foi realizado, de 17 a 27 de agosto, uma ação de fiscalização, chamada “Operação vai ou Racha”, na Região do Mosaico do Lago de Tucuruí, abrangendo os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento no Tocantins.

A operação foi realizada em conjunto, pelo Ideflor-bio, SEMAS, SEMMA de Tucuruí, Polícia Militar de Tucuruí e Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S.A, resultando em um total de apreensão de 300 kg de pescados, 8 arpões, 4 nadadeiras, 4 máscaras de mergulho, 2 rabetas, 3 motosserras, 3.000 metros de malhadeiras, 484 estacas, 200 mourões e 6 Espingardas, além de terem sido identificados diversos pontos de desmatamento, nos limites do Mosaico Lago de Tucuruí.

Nos municípios de Goianésia para Jacundá, houve a apreensão de estacas de madeira e vistoria de embarcações. Em Itupiranga, na Ilha dos Patos, houve a apreensão de malhadeiras com malha inferior a 8 e amarradores (paredão), além de realizações de vistoria na balsa de mineração, referente ao processo de licenciamento ambiental da referida atividade.

Uma família foi autuada pela SEMAS, por estarem retirando estacas em uma área de extração de madeira. Foi localizado na área um trator, utilizado para puxar madeiras (castanheiras, amarelão e acapu), além do acampamento onde estavam instalados. Já em Tucuruí, foi apreendida uma embarcação com 184 estacas, que seria descarregada no Porto do km 12, além de mais 300 estacas e 200 mourões.

Durante as fiscalizações, foi localizado um acampamento de um grupo de pescadores e caçadores. No local, foi apreendido carga de pescado e malhadeiras de posse dos mesmos. A equipe encontrou ainda um barco de pesca, contendo apetrechos de pesca e mais uma carga de pescado, de tamanho irregular. Ambos foram apreendidos.

De acordo com Mariana Bogéa, Gerente da Região Administrativa de Tucuruí (GRTUC/Ideflor-bio), esta ação faz parte do calendário de fiscalização do Ideflor-bio e SEMAS. “Estas ações vão se intensificar cada vez mais, principalmente em função dos índices de desmatamento do Mosaico Lago de Tucuruí.”, explicou.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato