Centenas de peixes aparecem mortos no Rio Paranaíba em Itumbiara (GO) – Portal Pesca Amadora Esportiva Centenas de peixes aparecem mortos no Rio Paranaíba em Itumbiara (GO) | Centenas de peixes aparecem mortos no Rio Paranaíba em Itumbiara (GO) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Centenas de peixes aparecem mortos no Rio Paranaíba em Itumbiara (GO)

Moradores de Itumbiara, na região sul de Goiás, registraram imagens que mostram centenas de peixes mortos na água e nas margens do Rio Paranaíba. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Ammai) apura a suspeita de que os animais tenham morrido depois de fazendeiros da região aplicaram agrotóxicos em suas propriedades.

Segundo o presidente da Ammai, José Márcio Margonari, amostra de materiais foram coletadas e, caso a contaminação seja comprovada, os donos das propriedades poderão ser responsabilizados.

“Nós já fizemos a coleta de exemplares de peixes, de várias espécies, e vamos fazer os exames toxicológicos, fazer uma biópsia destes peixes para que a gente tenha uma resposta, inclusive com probatório do causa da morte destes peixes”, disse

As imagens mostram centenas de peixes de todas as espécies mortos ou agonizando na água. As imagens foram feitas por moradores que estavam em ranchos de Itumbiara (GO).

O pescador João Gonçalves de Oliveira afirma que sentiu o cheiro forte do agrotóxico e que, minutos depois, começou a ver animais mortos. “Isso aí são milhares que a gente vê descendo o rio. Sem falar milhões de alevinos que já morreram. Isso é sem dúvida. Quando a gente sentiu um forte cheiro de veneno aqui, já começaram a aparecer peixes mortos”, disse.

Por conta da morte dos animais, a Associação dos Pescadores de Itumbiara suspendeu a pesca, e vai mandar os pescadores para outra área do rio. Segundo o presidente da instituição, Leives Carlos Mercedes, o consumo do animal também deve ser afetado.

“É para suspender a pesca e também o consumo deste pescado aqui nesta região e, de certa forma, vamos remanejar estes pescadores para um reservatório em cima, ou que seja mais embaixo”, disse.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Meio Ambiente de Araporã (MG) que fica na outra margem do rio, informaram à TV Anhanguera que não foram notificados pela Ammai, mas que vão enviar agentes para ajudar na investigação da morte dos animais.

Imagens TV Anhanguera (GO)

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato