Sema retira mil cevas fixas “método ilegal” de rio em Santo Antônio do Leverger (MT) – Portal Pesca Amadora Esportiva Sema retira mil cevas fixas “método ilegal” de rio em Santo Antônio do Leverger (MT) | Sema retira mil cevas fixas “método ilegal” de rio em Santo Antônio do Leverger (MT) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Sema retira mil cevas fixas “método ilegal” de rio em Santo Antônio do Leverger (MT)

Equipes de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) fizeram a retirada de aproximadamente mil unidades de cevas fixas no Rio Cuiabá na região de Santo Antônio do Leverger (MT) na terça-feira (12). O recolhimento aconteceu pela manhã, durante patrulhamento de rotina e inspeção pela água, quando os fiscais avistaram a grande quantidade de material que estava flutuando no Rio.

Segundo o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, instalar cevas fixas, que consiste na disponibilização de uma boia, garrafa pet e um saco de milho amarrados a uma pedra, nos rios é uma prática proibida. “Este procedimento visa atrair os pescados, mas é um método que acaba alterando o ciclo natural dos peixes fazendo com que os cardumes deixem de se locomover em busca do alimento e fiquem próximos as cevas, tornando-os presas fáceis. Além disso, os resíduos plásticos permanecem no local, aumentando a poluição na água”, explica.

Regras da pesca
Embora não se esteja no período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias
O cidadão pode denunciar a pesca predatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800 65 3838 ou via WhatsApp no (65) 99281 – 4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613 – 7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

Governo de Mato Grosso

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato