Ipaam inicia projeto “Mapeamento, Rastreabilidade e Controle de Matrizes e Reprodutores de Pirarucu” no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Ipaam inicia projeto “Mapeamento, Rastreabilidade e Controle de Matrizes e Reprodutores de Pirarucu” no AM | Ipaam inicia projeto “Mapeamento, Rastreabilidade e Controle de Matrizes e Reprodutores de Pirarucu” no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ipaam inicia projeto “Mapeamento, Rastreabilidade e Controle de Matrizes e Reprodutores de Pirarucu” no AM

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Ipaam, deu início à execução do projeto “Mapeamento, Rastreabilidade e Controle do Plantel de Matrizes e Reprodutores de Pirarucu” com uso de marcadores sintéticos (microchip) no Estado do Amazonas.

O projeto conta com a parceria da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), órgão vinculado à Sepror – Secretaria de Estado da Produção Rural.

O objetivo do projeto é conhecer o potencial de criação e de reprodução, assim como o manuseio genético da espécie pirarucu criada em cativeiro, visando a construção de um banco de dados para acompanhamento. A iniciativa será realizada em parceria com os piscicultores que criam o pirarucu.

Chip Eletrônico
A marcação eletrônica consiste na implantação de um transpoder eletrônico (chip) próximo à nadadeira dorsal do peixe, com uma numeração que passa a ser sua identificação. Por meio desse chip, o produtor pode acompanhar fatores como peso, tamanho e identificar o sexo.

Foto: Carlos André/Ipaam

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato