Ibama apreende 19 toneladas de pescado e 3 mil metros de redes ilegais no Amapá – Portal Pesca Amadora Esportiva Ibama apreende 19 toneladas de pescado e 3 mil metros de redes ilegais no Amapá | Ibama apreende 19 toneladas de pescado e 3 mil metros de redes ilegais no Amapá – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ibama apreende 19 toneladas de pescado e 3 mil metros de redes ilegais no Amapá

Cerca de 19 toneladas de pescado e 1.100 caranguejos foram apreendidos em Calçoene (AP), município a 374 quilômetros de Macapá (AP), durante a segunda fase da “Operação Mareados”, deflagrada desde segunda-feira (01) em rios, lagos e igarapés de distritos e comunidades ribeirinhas da região.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), além do pescado das espécies corvina, charel, pirapema, pescada e dos caranguejos, foram apreendidos mais de 3 mil metros de redes de pesca e encontradas 15 embarcações sem licença ou documentação.

“Os peixes foram apreendidos em barcos sem licença de pesca ou sem a documentação da embarcação. O caranguejo que foi recolhido por ainda estar no período de defeso, até o fim do mês, foi devolvido à natureza”, explicou Gracicleide Braga, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama.

Participaram da ação 12 servidores do Ibama, sendo que 5 deles fazem parte do Grupo Especial de Fiscalização (GEF). Não foram feitas prisões dos donos da embarcações, apenas multas administrativas. A operação tem previsão de encerrar na quarta-feira (10).

Cinco toneladas do pescado foram doadas a instituições do município de Calçoene e o restante foi doado a 49 instituições cadastradas no programa “Mesa Brasil” do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Macapá. O programa beneficia mais de 11 mil pessoas com a doação.

Assessoria de Comunicação do Ibama

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato