XII Congresso Nacional de Ecoturismo em Porto Nacional (TO) – Portal Pesca Amadora Esportiva XII Congresso Nacional de Ecoturismo em Porto Nacional (TO) | XII Congresso Nacional de Ecoturismo em Porto Nacional (TO) – Portal Pesca Amadora Esportiva

XII Congresso Nacional de Ecoturismo em Porto Nacional (TO)

Acontece entre os dias 3 e 7 de junho, no município de Porto Nacional (TO), cidade que fica a cerca de 60 km de Palmas (TO), as margens do Rio Tocantins, o XII Congresso Nacional de Ecoturismo “Conecotur” e o VIII Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC), considerados os maiores eventos do setor no Brasil.

Com parceria da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), esta será a primeira vez que estes eventos serão realizados no bioma Cerrado.

No evento haverá mesas redondas sobre a relação do ecoturismo com áreas protegidas, espeleologia, pesca esportiva, interação com a fauna silvestre e saúde. Também serão formados grupos de trabalho que discutirão os eixos temáticos:

  • Educação e Interpretação Ambiental no Ecoturismo
  • Manejo e Conservação dos Recursos Naturais através do Ecoturismo
  • Planejamento e Gestão do Ecoturismo
  • Envolvimento Comunitário no Ecoturismo
  • Ecoturismo e Geoconservação
  • Políticas Públicas em Ecoturismo

Segundo a professora doutora Rosane Balsan (UFT), uma das responsáveis pela organização do evento nacional no Tocantins, o XII Conecotur é uma oportunidade única para pesquisadores, profissionais, estudantes e comunidade interessada em debater o tema. “Vale salientar que estamos em um Estado com um dos maiores potenciais de recursos e atrativos turísticos desta modalidade de turismo”, conclui.

Este ano, o Conecotur e o EcoUC pretendem discutir como integrar as Unidades de Conservação a partir de sua viabilidade econômica, priorizando, inicialmente, as que já atraem grande número de visitantes e considerando estratégias de atração de investimentos como o modelo de parceria público-privada (PPP). O tema é relevante para se definir os modelos de gestão nos parques do Brasil, transformando o turismo sustentável em importante fonte de renda para as comunidades da região. 

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato