1° Torneio Nacional de Pesca a Piapara no Rio São Francisco em Piumhi (MG) – Portal Pesca Amadora Esportiva 1° Torneio Nacional de Pesca a Piapara no Rio São Francisco em Piumhi (MG) | 1° Torneio Nacional de Pesca a Piapara no Rio São Francisco em Piumhi (MG) – Portal Pesca Amadora Esportiva

1° Torneio Nacional de Pesca a Piapara no Rio São Francisco em Piumhi (MG)

As atenções dos pescadores esportivos do país estarão voltadas em setembro para Piumhi (MG), município onde acontece o 1º Torneio Nacional de Pesca à Piapara e o 1º Campeonato Mineiro de Pesca Variada, ambas as competições integrando o calendário do Festival da Pesca no Rio São Francisco. Como o próprio nome já diz, o palco das provas é o rio São Francisco, na região do São Leão, limite entre os municípios de Piumhi e Bambuí. Ambas as competições devem acontecer no sábado, 28 de setembro.

Torneios de pesca à piapara já eram realizados desde 1994 naquele trecho do ‘Velho Chico’, embora com características regionais, em seu primeiro ano pelas mãos de seu próprio idealizador, o desportista José (Flecha) Rezende Silva e, no ano seguinte, passando para o comando do consultor técnico em pesca esportiva e jornalista José Augusto de Andrade que desde então vem coordenando a competição que em 2018 foi realizada em sua 14ª edição, ocasião na qual foram distribuídos muitos prêmios, incluindo um barco, uma viagem ao Pantanal e equipamentos de pesca.

“Dar impulso e maior projeção ao tradicional Torneio de Pesca à Piapara, de forma a atrair cada vez mais turistas-pescadores e competidores de várias partes do Brasil para vir a Piumhi não apenas para disputar bons prêmios, como também conhecer ou rever as belezas do São Francisco em seu trecho que passa por Piumhi. Essa é a audaciosa proposta que nos leva, em 2019, a redimensionar este certame, num planejamento que inclui, num primeiro momento, sua redenominação”, explica José Augusto.

No caso do Torneio Nacional de Pesca à Piapara serão classificados os três maiores peixes desta espécie de cada uma das duas categorias, Pesca Embarcada e Pesca de Barranco, com equipes individuais ou formadas por duplas. Para vencerem o Campeonato Mineiro de Pesca Variada, os pescadores deverão se apresentar com os maiores peixes que fisgarem de outras variedades do São Francisco, como a corimba, o piau, a tabarana, a corvina, a piranha, o mandi-amarelo e o dourado, classificando-se apenas em uma colocação que lhes darão o título de campeão de cada espécie.

Premiações

Aos vencedores de ambas as competições serão oferecidos troféus e prêmios diversos, que ainda estão sendo definidos, mas está confirmado novamente a realização do sorteio de um barco de 5 metros entre todos os inscritos, varas personalizadas pela Custom Monteiro e uma viagem para o Pantanal, com destino ao Hotel Pesqueiro da Odila em Corumbá, Mato Grosso do Sul.

“Ser reconhecida nacionalmente neste segmento do turismo da pesca esportiva está na vocação de Piumhi. Mas ainda há muito trabalho a ser feito e o primeiro passo está sendo dado. Agora é ‘arregaçar as mangas’ e trabalhar neste firme propósito e para tanto contamos com a renovação do apoio dos patrocinadores que estiveram conosco durante o 14º Torneio de Pesca à Piapara que aconteceu em agosto de 2018, com a adesão de novas empresas que veem em nosso projeto a credibilidade necessária para que alinhem suas marcas a este projeto que, com certeza irá render bons frutos para todos, sobretudo para o turismo em Piumhi”, enfatiza o coordenador da competição.

Sobre a Região
A região do São Leão é conhecida por sua proximidade com aquele que o maior afluente do São Francisco na região, o rio Samburá e pelas belezas naturais nas quais estão incluídas formações de rochas calcárias, cânions, praias e cachoeiras que brotam de grutas e nascentes no cerrado. Além da pesca, o turista pode contratar barcos para passeios pelo curso do rio ou saborear a culinária típica barranqueira, como peixe frito na hora e frango caipira à moda.

1° Torneio Nacional de Pesca a Piapara no Rio São Francisco

Local: Rio São Francisco – Ponte do São Leão – Piumhi/Bambuí
Data: 28/09/2019 a partir das 7h30

Maiores informações sobre inscrições

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato