Departamento de Pesca eletrocuta carpas para controlar invasão no Lago Barkley Dam (USA) – Portal Pesca Amadora Esportiva Departamento de Pesca eletrocuta carpas para controlar invasão no Lago Barkley Dam (USA) | Departamento de Pesca eletrocuta carpas para controlar invasão no Lago Barkley Dam (USA) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Departamento de Pesca eletrocuta carpas para controlar invasão no Lago Barkley Dam (USA)

Funcionários do Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Kentucky (USA) divulgaram uma experiência que foi conduzida no dia (31) de julho para demonstrar o grave problema de invasão de carpas, também conhecido como “peixe asiático”.

Em um vídeo compartilhado no Facebook, os funcionários lançaram uma descarga elétrica no lago e imediatamente centenas de carpas pulam, enquanto os pescadores tentam capturá-los. Este método de eletrocussão é usado para atordoar os peixes e assim conseguir apanhá-los mais facilmente, mas sem matá-los.

Após a descarga elétrica, dezenas de peixes flutuaram em volta do barco, que eram coletados para serem vendidos a fabricantes de fertilizantes, iscas de peixe e produtos alimentícios.

O objetivo da ação foi demonstrar a gravidade do problema das carpas no estado de Kentucky, através de um método chamado “eletrofishing”, com a utilização de equipamentos que atordoam os peixes. No entanto, este método não é a única maneira de controlar a superpopulação de carpas.

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem pretende construir até o outono americano uma “cerca de peixes bioacústica” experimental (BAFF, na sigla em inglês) que será instalada para avaliar a eficácia e ajudar a manter as carpas longe das vias navegáveis de Kentucky, segundo explicou a instituição no Facebook.

Este estudo será realizado em conjunto com o Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, o Corpo de Engenheiros do Exército e o Serviço Geológico americano, entre outros, acrescentou a instituição.

Esta cerca composta por uma barreira de bolhas, som e luz, impedirá as carpas de entrar no Lago Berkley, já que a espécie é muito sensível a perturbações sonoras e hídricas.

O lago Berkley é considerado um dos mais importantes para a pesca e navegação em Kentucky, conforme declarou Ron Brooks, diretor da divisão de pesca do Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Kentucky, informou o Daily Mail.

Este tipo de barreira foi usado anteriormente no oeste dos Estados Unidos e na Europa para mudar os padrões de migração da truta e do salmão.

Introdução da Carpa nos Estados Unidos
A carpa, introduzida nos Estados Unidos na década de 1970 por criadores de bagres, é considerada uma espécie invasora, já que uma fêmea pode produzir até um milhão de filhotes por ano e sua dieta reduz a disponibilidade para outros peixes.

Esta espécie alimenta-se filtrando o plâncton da água, o que dificulta sua captura com métodos tradicionais de pesca. Dado o crescimento da população de carpas em 2002, o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos construiu uma barreira elétrica no Canal Santuário e de Navios em Chicago, informou a CNN.

ASSISTA O VÍDEO

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato