Conselho de Pesca nega pedido e alteração do período da piracema em MT – Portal Pesca Amadora Esportiva Conselho de Pesca nega pedido e alteração do período da piracema em MT | Conselho de Pesca nega pedido e alteração do período da piracema em MT – Portal Pesca Amadora Esportiva

Conselho de Pesca nega pedido e alteração do período da piracema em MT

Pescadores sugeriram a alteração nas datas de início da piracema porque se dizem prejudicados pela crise provocada pela pandemia da Covid-19. No dia 06 de maio desse ano, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) também propôs ao governador Mauro Mendes (DEM) tal alteração no período de vigência da piracema em Mato Grosso.

A associação que representa esses pescadores solicitou que o período de defeso fosse menor, de dezembro até fevereiro assim como foi proposto pelo deputado. Para a professora e diretora de biologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lúcia Mateus, esse cenário não seria o ideal. Ela monitora a reprodução dos peixes nas baías hidrográficas do estado e afirma que o período proibitivo adotado a partir de outubro é o essencial para a sustentabilidade da prática da pesca.

“O que os dados tem demonstrado é que outubro e novembro são os meses de pico, com a sugestão, ficaria apenas com o mês de dezembro. Fevereiro tem uma baixa probabilidade dos peixes estarem em reprodução, então a maioria já se reproduziu. Baseado nesses dados, os conselheiros acharam que deve continuar com o período de defeso iniciando em outubro e finalizando no final do mês de janeiro”, afirma.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato