A importância da pesca esportiva, industrial e artesanal no cenário mundial – Portal Pesca Amadora Esportiva A importância da pesca esportiva, industrial e artesanal no cenário mundial | A importância da pesca esportiva, industrial e artesanal no cenário mundial – Portal Pesca Amadora Esportiva

A importância da pesca esportiva, industrial e artesanal no cenário mundial

Pesca Esportiva

A pesca esportiva tem conquistado cada vez mais destaque no cenário mundial, atraindo entusiastas e despertando o interesse de amantes da natureza em todo o mundo e segundo dados do SEBRAE, já movimenta mais de R$1 bilhão anualmente no Brasil. Enquanto isso, a pesca industrial e a artesanal continuam a desempenhar papéis importantes no abastecimento de alimentos e na economia global. Segundo a Embrapa Pesca e Aquicultura, de 2020 para 2021, o crescimento de exportação, por exemplo, foi de 49%.

A pesca esportiva, conhecida como uma atividade de lazer, tem se destacado devido a sua contribuição para a conservação dos recursos pesqueiros e a promoção do turismo sustentável. Diferentemente da pesca comercial, onde o objetivo principal é a captura em grande escala para fins econômicos, a pesca esportiva preza pelo “captura e solte” (pesque e solte), onde os peixes são devolvidos ao seu habitat natural após o registro fotográfico ou a medição dos exemplares.

Pesca Industrial

Além de ser uma atividade recreativa, a pesca esportiva tem desempenhado um papel significativo na conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos. Muitos pescadores esportivos são defensores ativos da conservação e trabalham em parceria com organizações e pesquisadores para proteger e restaurar os habitats de peixes e outras espécies aquáticas.

Enquanto a pesca esportiva se destaca por seu caráter sustentável e conservacionista, a pesca industrial e a pesca artesanal continuam a ser componentes vitais da indústria pesqueira global. A pesca industrial é responsável pela produção em larga escala de alimentos marinhos, fornecendo uma importante fonte de subsistência para comunidades costeiras e abastecendo mercados em todo o mundo.

Pesca Artesanal

Por outro lado, a pesca artesanal, realizada principalmente por comunidades locais e pequenos pescadores, possui um papel social e econômico relevante em muitas regiões. A pesca artesanal tem características bastante diversificadas, tanto em relação aos diferentes habitat explorados, quanto aos estoques pesqueiros e às técnicas de pesca utilizadas. Um fator adicional de complexidade nesta categoria de pesca são os diferentes tipos de usuários, com diferentes estratégias e conhecimentos de pesca, bem como diferentes comportamentos sobre os locais e espécies frente aos recursos e ao ambiente.

A pesca artesanal foi ampliada não sendo empregada apenas para questões de subsistência (por grupos familiares e/ou pequenas comunidades), mas também, e em maior escala, vem sendo praticada por embarcações de pequeno e médio porte com objetivos comerciais.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato