Instituto de Pesca lança a festa Tem Peixe na Vila em São Paulo (SP) – Portal Pesca Amadora Esportiva Instituto de Pesca lança a festa Tem Peixe na Vila em São Paulo (SP) | Instituto de Pesca lança a festa Tem Peixe na Vila em São Paulo (SP) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Instituto de Pesca lança a festa Tem Peixe na Vila em São Paulo (SP)

O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, anuncia a realização da 1ª edição da festa Tem Peixe na Vila, ação de apoio à Semana do Pescado. A festa está programada para ocorrer nos dias 02 e 03 de setembro, das 10h às 18h, no Instituto de Pesca, localizado na Vila Mariana (SP).

O evento é uma iniciativa inovadora do IP, que tem como objetivo principal incentivar o consumo de pescado. Além disso, o Tem Peixe na Vila visa fortalecer e incentivar as relações entre todos os envolvidos na cadeia – desde pescadores artesanais a empresas e instituições do setor – e a sociedade paulista.

A festa proporcionará ao público a oportunidade de conhecer todo o universo do pescado, abrangendo as pesquisas realizadas pelo Instituto e todos os aspectos inerentes a essa atividade, além de muitas curiosidades. A programação está repleta de atrações como oficinas de gastronomia com receitas à base de peixe e dicas para selecionar os melhores pescados na hora da compra; barracas de produtos artesanais; food trucks com alimentação variada; atividades ao ar livre, como lançamento de fly e tarrafa; oficinas para crianças como pintura e origami; música; apresentação de projetos e pesquisas das áreas de pesca e aquicultura e muito mais!

Destaca-se a exposição temática intitulada O Pescado conta história: da água ao prato, que exibirá aos visitantes a trajetória completa da cadeia do pescado, iniciando pela produção, passando pelo processamento, pesquisa e usos alternativos, embalagens, testemunhos, cultura e alimento, proporcionando ao público muita informação e interatividade.

Para participar da festa, que é gratuita, basta levar 1 quilo de alimento não perecível.

Semana do Pescado
A festa Tem Peixe na Vila foi idealizada a partir de uma iniciativa que ocorre todos os anos, na primeira quinzena de setembro: a Semana do Pescado, que está em sua 20ª edição. “O Instituto de Pesca sempre participou da Semana do Pescado e a partir de agora irá promover, anualmente, esta festa em sua sede na Vila Mariana, uma verdadeira celebração da cultura do pescado, resgatando tradições e costumes associados a esta importante proteína”, diz Marcelo Ricardo, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto e um dos organizadores do evento.

Além da Semana do Pescado, o Tem Peixe na Vila conta com a coorganização da Semana do Pescado e da Associação de Moradores da Vila Mariana, o apoio do seu vizinho Instituto Biológico (IB-APTA), da Fundag – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola e diversas empresas. As festas organizadas na área dos dois institutos de pesquisa já são tradição, e contam sempre com a parceria da Associação que é fundamental para alcançar os objetivos traçados.

Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Serviço

  • Tem Peixe na Vila – www.tempeixenavila.com.br
  • Local: Instituto de Pesca – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – SP
  • Data e horário: 02 e 03 de setembro, das 10h às 18h
  • Entrada: 1kg de alimento não perecível
  • Informações à imprensa
  • Instituto de Pesca – www.pesca.sp.gov.br

Núcleo de Comunicação Científica do Instituto de Pesca

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato