A mais antiga evidência de pesca encontrada em Timor Leste – Portal Pesca Amadora Esportiva A mais antiga evidência de pesca encontrada em Timor Leste | A mais antiga evidência de pesca encontrada em Timor Leste – Portal Pesca Amadora Esportiva

A mais antiga evidência de pesca encontrada em Timor Leste

anzol-mais-antigo-oconnor3HR-600x600Pesquisadores desenterraram fósseis de peixe que datam de 42 mil anos atrás, junto com os anzóis em Timor Leste. Os anzóis datavam de 11 mil anos e entre 16 mil e 23 mil anos de idade, respectivamente, e são as primeiras evidências definitivas de pesca encontradas até à data.

Uma equipe de arqueólogos liderada pela Dra. Susan O’Connor, da Universidade Nacional da Austrália, realizou as escavações em Jerimalai, uma caverna na costa do Timor Leste.

Até agora, foram escavados apenas dois poços de teste, cada um com uma área de um metro quadrado, disse O’Connor ao The Epoch Times por e-mail. Ela disse que a equipe pode voltar para mais escavações.

“Quando voltarmos, esperamos obter uma amostra muito maior dos tipos de anzóis e outros itens tecnológicos”, disse O’Connor.

Cerca de metade das espécies de peixes encontradas nos depósitos mais antigos da caverna eram de atum, que vivem em águas mais profundas. Os anzóis foram encontrados em depósitos que continham uma proporção maior de águas rasas, peixes, como trevallies e garoupas, que são frequentemente capturados com anzóis.

A descoberta é significativa para a compreensão da cultura da pesca marítima e dos seres humanos de 42 mil anos atrás.

“Eles tinham conhecimentos marítimos muito mais avançados do que havíamos entendido que os primeiros seres humanos modernos pudessem ter”, disse O’Connor.

“Captura de peixes pelágicos, como o atum, exige elevados níveis de planejamento e tecnologia marítima complexa. A evidência sugere que os habitantes estavam pescando no fundo do mar “, escreveram os pesquisadores num artigo publicado pela revista Science em 25 de novembro de 2011.

http://www.epochtimes.com.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato