Últimas Notícias

Pesca é o ponto forte de 10 cidades paulistas que compõem o ‘Circuito Rios e Grandes Lagos’

O Circuito Intermunicipal dos Rios e Grandes Lagos tem como objetivo a integração de dez municípios, da região noroeste do estado de São Paulo, para o fortalecimento do turismo regional. Atrai turistas para a prática da pesca esportiva e turismo náutico, para esta região que possui tanto potencial pouco explorado.

A Região dos Grandes Lagos atrai anualmente 1,5 milhões de turistas praticantes da pesca. A região Noroeste do Estado de São Paulo possui mais de 50 cidades, num raio de 200 km, que merecem destaque com relação ao turismo.

É rica em lugares com belezas naturais, como cachoeiras, rios e lagos, lugares propícios para passeios divertidos e muito lazer e representa um grande potencial turístico.

Existem cerca de 30 prainhas na região dos Grandes Lagos, formada graças ao represamento de rios para a construção de usinas hidrelétricas, onde o turismo se desenvolve em torno da pesca e do lazer, locais que atraem milhares de pessoas todos os fins de semana, principalmente os praticantes de esportes náuticos.

Santa Fé e Rubinéia
Começamos por Santa Fé do Sul, uma Estância Turística oficializada pelo Governo paulista. É banhada pelo Rio Paraná, com águas puras e cristalinas, ideal tanto para repouso e contemplação, quanto para a prática de esportes náuticos e a pesca. Ali não falta o Tucunaré.

Ao lado, temos Rubinéia, que em breve receberá o título de ‘Município de Interesse Turístico’. Rubinéia possui os mais variados e belos atrativos, além de uma combinação perfeita de tranquilidade e bem-estar de uma cidade interiorana. Ali predominam os passeios de barco, praias no Rio Paraná, ilhas de beleza natural e, claro, a pesca.

Santa Clara D’Oeste e Mesópolis
Com excelentes pontos para a prática pesqueira, Santa Clara d’Oeste é conhecida como a terra do Tucunaré Azul e do Tucunaré Amarelo. A cidade está situada no encontro de grandes rios e dos três Estados. Vale conhecer o seu artesanato e os seus pratos típicos.

Mais acima, no extremo noroeste do Estado, temos a hospitaleira e aconchegante cidade de Mesópolis, banhada pelo Rio Grande e com várias vantagens naturais. A sua praia artificial conta com boa infraestrutura. A cidade procura esmerar-se no atendimento aos seus visitantes que podem passar agradáveis finais de semana pescando.

Indiaporã e Mira Estrela
Também fazendo parte do ‘Circuito dos Rios e Grandes Lagos’, temos a cidade de Indiaporã, às margens do Rio Grande com a sua praia artificial, uma das mais concorridas pelos turistas. A cidade procura ressaltar, ainda, outras atrações como cachoeiras e casas de cultura, além da indispensável pesca.

A “Prainha de Mira Estrela” está no que alguns chamam de pequeno promontório. Lugar muito concorrido daquela cidade e, por isso, a sua prefeitura inicia investimento na sua revitalização, reformando chalés, quiosques, churrasqueiras, etc. Junto com Indiaporã, Mira Estrela é banhada pela Represa Água Vermelha, formada pelo Rio Grande.

Cardoso e Pontes Gestal
Cardoso é cidade privilegiada banhada pelo Rio Marinheiro, Rio Turvo, Rio Tomazão e Rio Grande. É banhada, ainda, pela Represa Água Vermelha, favorável para a pesca amadora e esportiva o ano todo. Cardoso também tem a sua boa praia artificial. Porém, acrescenta bons hotéis, dezenas de ranchos para veraneio, barcos de aluguel e até um ótimo hotel fazenda. Oferece um calendário cheio de eventos.

Pontes Gestal é uma cidade pequenina, mas hospitaleira, com vários lagos ao seu redor, onde se pesca com frequência. Tem local para camping ao lado de agradável corredeira. Várias fazendas fazem parte do município e podem vir a ser importantes no Turismo Rural.

Jales e Valentim Gentil
Sem os atrativos de pesca como atração principal, mas também pertencendo ao ‘Circuito Rios e Grandes Lagos’, Jales é uma cidade com infraestrutura para servir de base toda aquela região. Com 50 mil habitantes, oferece amplos serviços de hotelaria, gastronomia, vida noturna e eventos durante o ano todo.

Jales tem roteiros para visitar belas propriedades rurais, com destaque para uvas, vinhos e sucos. Um dos roteiros, com vinhedos incontáveis, e onde se saboreia as uvas que apanhamos por cima de nossas cabeças, podemos afirmar que você não vai ficar numa visita só.

Valentim Gentil é outra cidade do circuito que se destaca por belas áreas de lazer e com o seu ‘Parque Eco Turístico’, uma relíquia da Mata Atlântica naquela região. O Turismo de Negócio também desponta com base nas suas 100 indústrias de móveis.

Para maiores informações, acesse o Portal Cidades Paulistas através do link www.cidadespaulistas.com.br

Kalua Barco Hotel


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato