Defesa Civil emite “Estado de Alerta” para a calha do Alto Rio Negro devido à estiagem no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Defesa Civil emite “Estado de Alerta” para a calha do Alto Rio Negro devido à estiagem no AM | Defesa Civil emite “Estado de Alerta” para a calha do Alto Rio Negro devido à estiagem no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Defesa Civil emite “Estado de Alerta” para a calha do Alto Rio Negro devido à estiagem no AM

A Defesa Civil do Amazonas emitiu nesta sexta-feira (16), por meio do Centro de Monitoramento e Alerta do órgão (Cemoa), “Estado de Alerta” para a calha do Alto Rio Negro (AM), que enfrenta um déficit significativo de chuvas na região, o que tem refletindo no nível do rio.

“Ao contrário do que está acontecendo no sul do Amazonas, que apresenta precipitações acima do normal, na região do Alto Rio Negro há uma severa estiagem, que está afetando as comunidades ribeirinhas”, informou o secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas, Hermógenes Rabelo.

O Estado de Atenção é o primeiro estágio do desastre. Nesse momento, as defesas civis municipais adotam os procedimentos preparatórios para um possível desastre, identificando áreas que podem ser afetadas, levantamento de possíveis afetados, isolamento de área, entre outras ações.

Nessa calha, três municípios entram em “Alerta”, são eles: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, sendo os dois últimos importantes destinos de pesca esportiva no estadfo .

Clima e hidrologia
No mês de março foi observado apenas 79 mm de precipitação de chuvas na região, 29% abaixo do esperado para a primeira quinzena, que era de 112 mm.

Segundo dados da rede de monitoramento da Agência Nacional de águas (ANA), o rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, registrou no último dia 13, o nível de 4,76m, ficando apenas 1,46m para atingir a mínima histórica de 1992, quando o nível foi de 3,30m.

BALANÇO DA ESTIAGEM 2018 – ESTADO DE ALERTA:

  • SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (calha do Alto Rio Negro)
  • SANTA ISABEL DO RIO NEGRO (calha do Alto Rio Negro)
  • BARCELOS (calha do Alto Rio Negro)

BALANÇO DA ENCHENTE 2018 – SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA:

  • APUÍ (calha do Madeira)

ESTADO DE ALERTA:

  • HUMAITÁ (calha do Madeira)
  • MANICORÉ (calha do Madeira)
  • NOVO ARIPUANÃ (calha do Madeira)
  • BORBA (calha do Madeira)
  • NOVA OLINDA DO NORTE (calha do Madeira)

ESTADO DE ATENÇÃO:

  1. BOCA DO ACRE (calha do Purus)
  2. PAUINÍ (calha do Purus)
  3. LÁBREA (calha do Purus)
  4. CANUTAMA (calha do Purus)
  5. TAPAUÁ (calha do Purus)
  6. BERURI (calha do Purus)
  7. GUAJARÁ (calha do Juruá)
  8. IPIXUNA (calha do Juruá)
  9. EIRUNEPÉ (calha do Juruá)
  10. ENVIRA (calha do Juruá)
  11. ITAMARATI (calha do Juruá)
  12. CARAUARI (calha do Juruá)

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato