Mergulhadores retiram rede de pesca presa a um tubarão-baleia na Bahia – Portal Pesca Amadora Esportiva Mergulhadores retiram rede de pesca presa a um tubarão-baleia na Bahia | Mergulhadores retiram rede de pesca presa a um tubarão-baleia na Bahia – Portal Pesca Amadora Esportiva

Mergulhadores retiram rede de pesca presa a um tubarão-baleia na Bahia

Um grupo de mergulhadores encontrou um tubarão-baleia enroscado em uma rede de pesca, conseguiu cortar parte da rede e ajudou a libertar o animal no mar, nas proximidades da costa da praia de Itapuã, em Salvador (BA).

A situação ocorreu na tarde dessa quarta-feira (18). Ao Portal G1, o mergulhador Henrique Freitas contou que o grupo já conhecia as características da espécie, que não tem dentes.

“A gente fez o trabalho de cortar parte da rede de pesca, que estava machucando ele. Um animal desse porte estava com a rede presa e pedindo ajuda. Acho que ele tinha oito metros, era muito grande. Eu fiquei impressionado, minhas pernas gelaram, mas eu sabia que não ia atacar”, relatou.

No vídeo que dura apenas 35 segundos, um dos mergulhadores se aproxima do animal e corta a rede que aparenta estar presa em seu corpo a um bom tempo. Em seguida o tubarão-baleia segue nadando, momento em que a rede se desprende.

A espécie é considerada inofensiva e suga o alimento que encontra no mar. O animal pode chegar a 15 metros e pesar até 15 toneladas.

Pesca Fantasma
Os equipamentos de pesca como pedaços de redes abandonados no oceano acabam se transformando em armadilhas para peixes e outros animais marinhos. De acordo com Juliano Fritscher, biólogo colaborador do IMA, este tipo de ocorrência é chamado de “pesca-fantasma”, “diversos peixes, crustáceos e outros ficam presos e perdem a vida. A perda de redes é o maior causador de mortes nesse sentido.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato